Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê chega a 12 casos de sarampo; veja os números por cidades



A região do Alto Tietê confirmou, até o momento, 12 casos de sarampo, o que tem feito as Prefeituras intensificarem as campanhas de vacinação. Os casos mais recentes foram anunciados em Arujá, na última sexta-feira (2).



De acordo com nota publicada no site da Prefeitura de Arujá, a Secretaria de Saúde recebeu resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz que confirmam casos de sarampo em duas crianças e um adulto, moradores da cidade.



Além dos casos de Arujá, foram contabilizados dois em Mogi das Cruzes, quatro em Itaquaquecetuba, dois em Suzano e outro em Ferraz de Vasconcelos.



Em Mogi, uma das vítimas é um estudante de 8 anos, morador no bairro do Botujuru. A outra, trata-se de uma médica de 29 anos, que reside no Mogilar, mas trabalha na capital. De acordo com informações da Prefeitura de Mogi, apesar da confirmação, os dois pacientes estão bem.



A vacina contra o sarampo está disponível em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes. Conhecida como tríplice viral, a vacina está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é aplicada aos 12 meses de idade, oferecendo imunização também contra rubéola e caxumba. O reforço da dose precisa ser feito aos 15 meses.

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos estão no grupo prioritário para imunização por estarem na faixa etária considerada mais vulnerável à infecção, situação causada pela baixa procura da segunda dose ao longo dos anos. “Nossa orientação é procurar uma unidade de saúde munido da caderneta de vacinação para que o profissional possa verificar a necessidade ou não de tomar a vacina. Quem não tiver a caderneta deve ser imunizado”, disse Tereza Nihei, médica da Vigilância Epidemiológica.

A vacina de prevenção ao sarampo é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de sintomas respiratórios, como tosse ou coriza, ou conjuntivite.

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, que faz parte do calendário de rotina. Quem tem menos de 29 anos deve ter duas doses registradas em sua caderneta – a partir dessa faixa etária, o ideal é ter pelo menos uma dose.

Veja os endereços e telefones de todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *