Mogi das Cruzes recebeu a Oficina Preparatória Operação Chuvas de Verão 2022/23, promovida pela Coordenadoria de Proteção Defesa Civil, do Governo de SP, em parceria com a Prefeitura.
O treinamento aconteceu no início desta semana e foi realizado no Tiro de Guerra, contando com a participação de representantes de 39 municípios da Região Metropolitana, com 140 agentes inscritos.
De acordo com a administração municipal, durante os dois dias da capacitação, os participantes receberam orientações sobre os mais diversos aspectos do trabalho de prevenção a problemas relacionados ao período de chuvas.
As atividades foram ministradas pela Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e Climatempo, especialista em meteorologia. Também foi realizada vistoria de campo, acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
No primeiro dia, foram tratados os temas Policiamento Ambiental, Meteorologia e Análise de Solo. Já na segunda etapa do treinamento, as orientações abordaram Epidemias e Doenças Hídricas, Assistência Social na Emergência, Abrigamento e Montagem de Gabinete de Crise. Ao todo, a capacitação contou com 17 horas de atividades.
No final das atividades, os municípios participantes receberam um kit de equipamentos da Defesa Civil do Estado para auxiliar no atendimento à população em casos de urgência ou emergência.
“A capacitação contínua e a troca de experiências entre profissionais é importante para oferecer um serviço cada vez mais eficiente para a população. Receber representantes de toda a Região Metropolitana de São Paulo em nossa cidade é uma satisfação e mostra que o trabalho realizado em Mogi das Cruzes é referência no estado”, disse o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Operação Verão
A Operação Verão acontece entre os meses de dezembro e março, período com maior incidência de chuvas na região. Durante este período, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações são prioridades para toda a estrutura da Prefeitura e órgãos de atendimento participantes. Além disso, o acompanhamento das áreas de risco é intensificado.
O trabalho preventivo também acontece no período que antecede a temporada de chuvas, com ações de manutenção da estrutura de drenagem e monitoramento contínuo das áreas identificadas como de risco.
Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Ambos atendem a população 24 horas por dia.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram