Devido às baixas temperaturas registradas nesta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes decidiu reabrir, por alguns dias, o acolhimento emergencial no Ginásio de Esportes Hugo Ramos para pessoas em situação de rua.
Inicialmente, o serviço será mantido até este sábado (13), com 40 vagas pernoite, informou a administração municipal, explicando que o acolhimento começa às 19h e se estende até as 7h do dia seguinte, ocorrendo por demanda espontânea e também a partir de encaminhamentos, a depender da necessidade e da adesão do público alvo.
A estrutura funcionou de forma ininterrupta desde 21 de maio. No início de agosto, sua retomada ficou condicionada diretamente ao registro de baixas temperaturas. Por isso, o serviço voltou a ser disponibilizado.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as equipes de abordagem, que normalmente atuam das 8h às 20h, tiveram o expediente ampliado e estão trabalhando diariamente das 7h até as 22h ou das 7h às 23h, conforme demanda. Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a deixarem a situação da rua e ofertam e acolhimento nas unidades que prestam esse serviço.
A unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade é o Centro POP, situado no Mogilar, onde as pessoas são recepcionadas, cadastradas e podem tomar banho, trocar de roupa e ser encaminhadas para alimentação no Bom Prato. A unidade, que opera em horário comercial, também oferta atendimento psicossocial e o encaminhamento para acolhimento institucional.
Até a última sexta-feira, o público do Centro POP também foi atendido com testagem por equipe da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde – UAPS II, finalizando a celebração do Julho Amarelo, mês de combate às Hepatites Virais.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 4796-3862 ou 4790-1244.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram