Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Na última sexta-feira (6), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concluiu o calendário de pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas. Os depósitos da 2ª parcela do 13º salário terá início no próximo dia 25 de maio – confira todas as datas mais abaixo.
Segundo o órgão, mais de 31 milhões de segurados estão recebendo o décimo terceiro salário do INSS, cujo cronograma foi antecipado pelo governo federal, por causa da pandemia, nos últimos dois anos. Em 2020, o dinheiro foi pago em abril e maio. No ano passado, foi pago em maio e junho. Este é o terceiro ano que o governo antecipa o pagamento do benefício. Os aposentados e pensionistas do INSS geralmente recebem o décimo terceiro nas competências de agosto e novembro.
A antecipação não causará impacto no Orçamento de 2022 porque é efetuada apenas na data do pagamento do benefício, sem acrescentar custo adicional. De acordo com o governo federal, a medida conseguirá injetar R$ 56,7 bilhões na economia do país.
Calendário do décimo terceiro dos aposentados
2ª parcela para quem recebe salário mínimo
- Final do benefício 1 – 25/5
- Final do benefício 2 – 26/5
- Final do benefício 3 – 27/5
- Final do benefício 4 – 30/5
- Final do benefício 5 – 31/5
- Final do benefício 6 – 1º/6
- Final do benefício 7 – 2/6
- Final do benefício 8 – 3/6
- Final do benefício 9 – 6/6
- Final do benefício 0 – 7/6
2ª parcela para quem recebe acima do salário mínimo
- Final do benefício 1 e 6 – 1º/6
- Final do benefício 2 e 7 – 2/6
- Final do benefício 3 e 8 – 3/6
- Final do benefício 4 e 9 – 6/6
- Final do benefício 5 e 0 – 7/6
As famílias que recebem o Auxílio Brasil ou outros benefícios sociais não têm direito ao décimo terceiro salário do INSS. O segurado que passou a receber o benefício depois de janeiro terá o valor calculado proporcionalmente ao início do pagamento do benefício. Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício.
Consulta décimo terceiro do INSS
A consulta ao extrato com os valores e datas de pagamento do décimo terceiro pode ser realizada pelo cidadão pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou através do site gov.br/meuinss.
Também é possível consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135 que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, informando o número do Cadastro de Pessoas Física (CPF) e confirmando alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram