Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes dará início, nesta sexta-feira (19), ao 9ª Festival de Culturas Pretas. A ação alude ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente em 20 de novembro e busca valorizar a cultura afro, promover diálogos sobre assuntos fundamentais, além de enaltecer e preservar as matrizes africanas presentes na cultura de Mogi e da região.
Serão, ao todo, oito atrações, que acontecerão ora virtualmente, por meio do canal no Youtube da Cultura Mogi, ora presencialmente, em espaços como a Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, o Centro Cultural, o Theatro Vasques, o Parque Centenário e o Parque da Cidade. Toda a programação é gratuita e aberta aos interessados.
O 9ª Festival de Culturas Pretas começa nesta sexta, às 20h, com o evento online “Falas Pretas”, que será conduzido por Wellington Henrique Moreira e transmitido pelo Youtube da Cultura Mogi. Já no sábado (20), será a vez do show musical do projeto Vozes do Berimbau, que será apresentado em frente ao Centro Cultural, às 11h.
Terminada a apresentação do projeto de capoeira, será a vez do show “Púrpura”, assinado e comandado pela cantora e compositora Valéria Custódio, que será em frente ao Centro Cultural, a partir das 14h. Já as 16h, haverá um debate dentro do espaço cultural, mais especificamente na Sala Multiuso Wanda Coelho Barbieri (1ª andar do Centro Cultural), que terá como temas a luta antirracista e memórias ancestrais.
A programação do sábado se encerrará com show musical comandado pelo compositor e cantor Yrapoan Jr., que será a partir das 20h, no Theatro Vasques.
No domingo (21), outras três ações serão realizadas e marcarão o encerramento do festival. A primeira delas é um teatro de animação, comandado pela Cia. Liruê, que será apresentado a partir das 11 horas, no Parque Centenário. Já no período da tarde, a partir das 15 horas, o Niw Rapper apresentará um show de rap no Parque da Cidade.
O Festival de Culturas Pretas se encerrará às 19h do domingo, com o show musical Moela de Gata canta Genni Magalhães, que será transmitido de forma online, por meio do Youtube da Cultura Mogi.
Além dos três dias de festival, está em fase de produção um minidocumentário, em que diversas pessoas negras da cidade foram convidadas a dar seus depoimentos a respeito de temas como memória, trajetória, antirracismo e também a realidade de Mogi das Cruzes. O vídeo está sendo produzido por Vitor Gonçalves e será lançado ainda em novembro nas redes sociais da Secretaria de Cultura e na TV Câmara.
Mais informações sobre o 9º Festival de Culturas Pretas podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.
Programação – 9º Festival de Culturas Pretas
Sexta (19)
- 20h – Falas Pretas (online) – Wellington Henrique Moreira
- No Youtube da SMCT
Sábado (20)
- 11h – Vozes do Berimbau – Show Musical
- Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (em frente ao Centro Cultural)
- 14h – “Púrpura” – Valéria Custódio – Show Musical
- Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (em frente ao Centro Cultural)
- 16h – Trajetórias: luta antirracista e memórias ancestrais – Debate
- Centro Cultural – Sala Wanda Coelho Barbieri
- 20h – Yrapoan Jr – Show Musical
- Theatro Vasques
Domingo (21)
- 11h – Cia. Liruê – Teatro de Animação
- Parque Centenário
- 15h – Niw Rapper – Show de Rap
- Parque da Cidade
- 19h – Moela de Gata canta Geni Magalhaes – Show Musical (online)
- Youtube da SMC