A Prefeitura de Suzano encerrou nesta terça-feira (3) uma invasão de propriedade pública no bairro Cidade Miguel Badra. Segundo a administração municipal, o imóvel, que originalmente havia sido destinado para a implantação de uma praça, foi ocupado para a instalação de dez estabelecimentos comerciais. Os agentes municipais tomaram conhecimento do caso e providenciaram a liberação do local, com a demolição das construções irregulares.
O responsável pela invasão teria erguido o primeiro barraco e alugado o restante do espaço para outras pessoas, que tornaram a área pública em um conjunto de comércios ilegais, informou a Prefeitura, acrescentando que integrantes do Departamento de Fiscalização de Posturas descobriram a ocupação por meio de denúncia anônima e agiram imediatamente, dando um mês para os envolvidos retirarem seus pertences e saírem. Com o fim do prazo, a equipe solicitou o auxílio da Guarda Municipal de Suzano (GCM) e retornou ao local, na avenida Miguel Badra, para liberar a ocupação.
Utilizando os maquinários da prefeitura, os agentes municipais removeram os dez comércios, entre barracos de madeira e construções de alvenaria, que operavam sem documentação para a venda de itens diversos, inclusive bebidas alcoólicas. O responsável pela invasão alegou que estava instalado no local há 15 anos, mas não tinha comprovação. Com isso, o espaço está livre para a implementação de novas ações públicas em benefício da população.
Além deste ponto, outras construções da região norte foram identificadas na mesma condição. O Departamento de Fiscalização de Posturas informou que mais sete comércios irregulares do bairro Cidade Miguel Badra terão suas atividades encerradas nos próximos quinze dias, com a devida notificação e prazo para desocupação.
O coordenador do órgão suzanense, Edson Tavares, agradeceu o apoio dos guardas municipais na garantia de uma liberação pacífica e tranquila do imóvel. Ele disse também que o departamento, vinculado à Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, segue com fiscalizações diversas pelo município. “Nossos agentes atuam diariamente pela cidade, empenhados em impedir situações que configurem irregularidades, como festas clandestinas, invasões a espaços públicos e funcionamento irregular de comércios”, afirmou.
Para realizar denúncias, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do número 0800-774-207, pelo aplicativo de celular “Cidadão Online” ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.