Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou mudanças no horário da vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade a partir desta terça-feira (15).
De acordo com a administração municipal, no período da manhã, das 8h às 13h, serão realizadas atualizações do calendário de rotina e aplicações da dose contra a gripe, enquanto no período da tarde, das 14 às 16h30, haverá exclusivamente imunização contra o coronavírus.
Outra novidade será o atendimento com horário estendido, até às 19h, em algumas unidades de saúde no esquema de revezamento, e, aos sábados, das 8h às 16h.
Estimativas da Prefeitura apontam que as adequações devem ampliar a capacidade operacional de atendimento em mais 8 mil doses contra a Covid-19 por semana, ultrapassando um total de 20 mil aplicações semanais.
“Nosso objetivo é intensificar a vacinação diante do recebimento de doses e a liberação de diversos grupos para vacinação anunciados pelo Governo Estadual”, diz a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.
Novas ampliações de atendimento estão sendo preparadas para os próximos dias, informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes, acrescentando que as ações são necessárias para absorver a demanda esperada para os próximos dias. Para quarta-feira (16), por exemplo, está prevista a liberação de agenda para pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades.
“Apesar da indiscutível importância das vacinas de rotina e da gripe, no momento é necessário priorizarmos ações para aplicação do maior número possível de vacinas contra a Covid-19”, afirmou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
Pfizer
Profissionais das salas de vacinação da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram, nesta segunda-feira (14), de um treinamento para aplicação das doses da vacina Pfizer/BionNTech. A capacitação foi promovida pela chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes, e direcionada, neste momento, aos técnicos das Unidades Básicas de Saúde.
Durante o treinamento, foram repassadas informações sobre a diluição da vacina, a dosagem, características das agulhas e seringas específicas da Pfizer, além de ressaltar a importância de respeitar os prazos de aplicação do imunizante diluído. Além disso, após o descongelamento, as vacinas podem ser mantidas no refrigerador em temperaturas que variam entre 2ºC a 8ºC, com frasco fechado, por até 31 dias.
“Esse prazo é contato a partir da chegada das doses na cidade mas, diante da quantidade e da estratégia de atendimento que estamos disponibilizando, essas doses devem ser totalmente utilizadas até o final de semana”, explicou Lilian. “Mas, independentemente do fabricante, o importante é se vacinar e garantir a proteção”, completou.
Mogi das Cruzes recebeu 6.078 doses do imunizantes da Pfizer, vacina que tem outras características em relação às que estão sendo aplicadas (Coronavac e Astrazeneca), por isto, o treinamento é primordial para garantir a segurança de sua aplicação.
A vacina da Pfizer é baseada em RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2. A vacina precisa ser estocada em baixas temperaturas para preservar a sensibilidade da molécula de RNA, que só se mantém estável e efetiva nas condições de congelamento. Outra diferença está na quantidade aplicada que, no caso da Pfizer, é de 0,3 ml, e com diluição.
A segunda dose será aplicada após 12 semanas, conforme determinação do Ministério da Saúde.