Apesar de estar localizado no centro de Mogi das Cruzes, bem próximo à igreja da Matriz, o Museu “Professora Guiomar Pinheiro Franco” ainda é desconhecido por boa parte dos mogianos. Todo mundo passa por ele, mas poucos já tiverem a curiosidade de conhecer – provavelmente porque muitos nem sabem que ali existe um museu.
Construído em taipa de pilão, na segunda metade do século XVIII, no Centro Histórico, o museu pertence à tradicional Família Pinheiro Franco há várias gerações. Inicialmente, o edifício abrigava um armazém no pavimento térreo e o andar superior servia à convivência familiar, onde se pode observar como eram os costumes da época: os cômodos da área social são grandes, ao contrário dos cômodos da área íntima (quartos), bem menores.
Já no século XX, o pavimento térreo passou a ter também a finalidade de residência. Aqui viveram a professora Guiomar Pinheiro Franco Lapin, uma das grandes educadoras de Mogi das Cruzes e responsável pela vinda à cidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e também seu irmão Fernando, que, aos 20 anos, tombou em combate, como voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932.
Criado em 2001, o Museu Guiomar Pinheiro Franco é uma parte da História da cidade, ainda presente nos dias de hoje.
Serviço
Localização: Rua José Bonifácio, 202 – Centro, Mogi das Cruzes/SP
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 18h; e sábado das 9h às 13h
Preço: Entrada gratuita
Mais informações: 11 4725-9200 ou culturamogi@pmmc.com.br
*com fotos e informações da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes