Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê ampliam horário do comércio e serviços para oito horas



Na maioria das cidades do Alto Tietê, a ampliação do horário de funcionamento do comércio e serviços para oito horas, autorizada pelo Governo do Estado por meio do Decreto Estadual nº 65.141, entrará em vigor já nesta sexta-feira (21), informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).



A medida atende os setores de comércio; educação não-regulada; serviços; shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres; bares, restaurantes e similares; salões de beleza e barbearias; academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica e eventos, convenções e atividades culturais.



Respaldados pelo decreto estadual publicado hoje, os prefeitos dos dez municípios da região decidiram pela ampliação do horário, por entender que isso contribuirá para diluir o fluxo de pessoas nos estabelecimentos e reduzir os riscos de transmissão do vírus, ao mesmo tempo que possibilitará mais oportunidades de negócios.



Nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, a ampliação passa a valer já a partir desta sexta-feira. Já em Guararema, a mudança será a partir de sábado. Itaquaquecetuba e Poá também autorizaram a ampliação, mas o início do novo horário estava indefinido até o fechamento desta notícia.



“A nossa região está na fase amarela e vem melhorando os indicadores. Isso possibilita que, aos poucos, as atividades sejam ampliadas, permitindo a retomada econômica”, diz o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite, acrescentando que, mesmo com o aumento da flexibilização, é fundamental que as empresas mantenham o rigor nos protocolos de segurança e, principalmente, que a população adote os cuidados do uso da máscara facial, álcool em gel e distanciamento social, indo às ruas somente o necessário.

Na atual fase amarela, vigente desde 13 de julho no Alto Tietê, podem funcionar os bares, restaurantes, padarias, salões de beleza, barbearias, academias, atividades culturais, eventos, convenções, shoppings, comércio de rua, escritórios e concessionárias de veículos.

Os horários de funcionamento serão definidos por cada cidade com os representantes dos setores autorizados.

Mogi das Cruzes

O Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicasda Prefeitura de Mogi das Cruzes se reuniu na tarde desta quinta-feira (20) com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Sincomércio, AESCON/SESCON-SP e Câmara Municipal sobre a ampliação do funcionamento dos estabelecimentos da cidade por até oito horas. Conforme dito acima, na cidade, a medida passa a valer a partir desta sexta-feira (21).

Segundo a administração municipal, o estabelecimento poderá definir o horário, que poderá ser fracionado ou contínuo. Entretanto, deverá informas a Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio de um formulário online e afixado em local visível na fachada do estabelecimento comercial, conforme modelo.

De acordo com a Prefeitura, o shopping center funcionará das 12 às 20 horas, com exceção da academia. No setor de bares, restaurantes e similares, o horário de oito horas deve ser adotado para o atendimento presencial que pode funcionar entre 6 e 22 horas, respeitando o limite de máximo de oito horas diárias. Continua permitido o atendimento via delivery e sistema drive-thru.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: