Categorias
CULTURA

Apae de Mogi das Cruzes lançará CD no Centro Cultural na próxima sexta (7)



A APAE de Mogi das Cruzes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) lançará o CD “As Cores da APAE” no dia 7 de fevereiro, às 19h30, no Centro Cultural, dentro da programação do 7º Festival de Verão, da Secretaria Municipal de Cultura.



Gravado no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), o disco reúne canções inspiradas na vivência dos alunos que integram a Banda da APAE de Mogi, sob a coordenação do professor de Música, João Lúcio de Moraes.



A idealização do projeto é da cantora Henriette Fraissat, voluntária da APAE há 14 anos, que também assina a produção executiva do disco. A obra musical tem a participação de 14 alunos, que integram a Banda da APAE; 13 músicos convidados e um grupo de mães de alunos da APAE. Os trabalhos de preparo vocal e arranjo de vozes do CD foram conduzidos pelo psicólogo da APAE e cantor Emerson Medeiros.



Emocionada, a cantora Henriette destaca a participação dela no projeto e fala também sobre como ele nasceu, em 2017. “Eu fiz tudo com muito carinho. Tudo de maneira voluntária, inclusive os músicos envolvidos também não cobraram nada. Tudo em prol da APAE de Mogi. O João Lúcio é uma pessoa muito abnegada. A vida dele é a APAE. No ano passado, a organização completou 50 anos de fundação, e ele queria presenteá-la, e conversando comigo, me perguntou o que poderíamos fazer. A proposta dele era que eu cantasse, mas eu fui além e sugeri que o CD tivesse a participação dos alunos que fazem a aula de Música e que estão na Banda da APAE, das mães desses alunos… E eu fui em busca de juntar todas essas pessoas e também sobre como viabilizá-lo. Foi quando tivemos o apoio da Prefeitura de Mogi e as portas se abriram. Começamos a gravar em 2018, e finalizamos a obra em 2019”.



Uma música o CD já tinha, a “Canção Apaeana”, composta pelo professor de Música, que pensou em enriquecer o material com mais canções. “Essa música foi composta para atender a um pedido feito pelo então presidente Ricardo Strazzi, em 2005. Ela foi inspirada em declarações de todos os funcionários que trabalhavam na APAE, na época. A Henriette fez a primeira gravação, em 2008, e propôs que fizéssemos uma nova versão, para este novo projeto. Neste CD, a ‘Canção Apaeana’ aparece em três versões. A primeira (gravada em 2008); depois a versão de piano e voz (Henriette) e uma de reggae, com vozes de Henriette, Valéria Ramos e Emerson Medeiros, que também fez os arranjos e preparação vocais”, diz João Lúcio.

De acordo com ele, as canções foram inspiradas em diversos momentos do dia a dia dos alunos da Banda da APAE: “Nós conversamos com eles para saber as experiências vividas. Uma delas foi o laço de amizade que eles criaram. Eles abordaram as emoções de uma viagem para o Nordeste, onde participaram de um Festival, e nos forneceram frases e palavras que nos inspiraram para criar a ‘Canção da Amizade’, por exemplo. Na sequência veio outra que é ‘Um dia especial’, que fala a respeito da relação de um adulto com uma criança especial. Tem a ‘Canção do Mar’, que narra a experiência que muitos alunos tiveram ao conhecer o mar pela primeira vez. Ou seja, tudo está retratado de uma forma musical, tendo os alunos envolvidos desde o processo criativo até a fase de gravação”.

O professor fala, ainda, sobre a importância do CD para os alunos. “O CD representa um registro de todo um convívio entre os estudantes. A nossa aula de educação musical tem um caráter pedagógico, que contribui bastante com o desenvolvimento global de cada aluno, e ter este reflexo numa produção artística é enriquecedor. Sem contar na troca de experiência com os músicos, também.”, ressalta o professor.

A obra será vendida por R$ 10, sendo que 100% da renda será destinada à APAE de Mogi.

Vale lembrar que o Centro Cultural está localizado na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 – no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4728-4999.

Ficha técnica

  • CD “As Cores da APAE
  • Idealização e produção executiva: Henriette Fraissat
  • Arranjos vocais e preparação vocal: Emerson Medeiros
  • Produção musical, composições e arranjos: João Lúcio de Moraes
  • Vozes: Henriette Fraissat, Valéria Ramos e Emerson Medeiros
  • Coral: André, Conceição, Cláudia, Josiane, Inácia e Beatriz
  • Percussão: Marco Júnior, Fernando, Pedro Paulo, Daniel, Lucas, Laressa, Mateus, Christian, Wesley, Tainá, Leandro, Carlos Henrique, Victor, Marcos, Beatriz, Weslei, Beatriz e Tamiris
  • Beatbox: Mateus (faixa 3)
  • Piano e flauta: Camila Valiengo
  • Trompetes: Mateus e Rodolfo
  • Bateria: Marco Júnior e Luizão (faixa 2)
  • Violão: Pedro
  • Guitarra: Elcio e Diodio
  • Sax: Vagnão (faixa 2)
  • Contrabaixo e teclados: João Lúcio
  • Desenho: Alex Sandro de Jesus
  • Design: Yuri Higa
  • Técnicos de gravação: Paulo Rodrigues e Caio Barcellos
  • Mixagem e masterização: Caio Barcellos
  • Capa: ilustrações inspiradas em desenhos de Lucas Donizeti e Alexsandro de Jesus, sob a orientação de Joana D´Arc
Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *