Categorias
BRASIL

Cartão MEI facilita o acesso a crédito para quem tem CNPJ; veja como pedir o seu


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O governo federal, em parceria com o Banco do Brasil, lançou recentemente o Cartão MEI, um produto financeiro exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEI).


A iniciativa visa facilitar o acesso a crédito e simplificar a gestão financeira dos pequenos negócios, oferecendo benefícios como anuidade zero, possibilidade de uso nas funções débito e crédito e melhores condições para parcelamento de compras.

O lançamento o Cartão MEI representa um avanço importante no apoio aos pequenos empreendedores, proporcionando ferramentas financeiras acessíveis para impulsionar seus negócios. Com mais facilidade para obter crédito e gerenciar pagamentos, os MEIs têm a oportunidade de crescer de forma mais estruturada e segura no mercado.


Entre as vantagens do novo cartão, destaca-se a isenção total de anuidade, permitindo que o MEI reduza custos operacionais. Além disso, a flexibilidade nas transações financeiras possibilita pagamentos à vista ou parcelados, garantindo um melhor controle do fluxo de caixa. Outra característica interessante é o acesso a plataformas de capacitação para desenvolvimento profissional, bem como a presença de um QR Code impresso no cartão, que direciona rapidamente o usuário ao Portal do Empreendedor.

Leia também:  3 bancos que liberam empréstimo pessoal com 1ª parcela após três meses

Para solicitar o Cartão MEI, é necessário possuir registro ativo como Microempreendedor Individual e manter um CNPJ válido. Além disso, o Banco do Brasil exige que o solicitante tenha uma conta corrente Pessoa Jurídica (PJ) na instituição. Caso ainda não possua essa conta, é preciso abrir uma, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

“O cartão era uma ideia do presidente Lula já de muito tempo, quando ele pediu para montar o ministério, ele falou: ‘Olha, Márcio, eu fiquei devendo para os MEIs que eles tivessem um cartão de identificação’. Porque você é MEI, você se cadastra pela internet, é tudo muito simples, é um pagamento único mensalmente, mas você vai na rua vender, por exemplo, um sanduíche, quem é que comprova que você é um MEI? Com o QR Code você pode passar a ter acesso a financiamento”, disse o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

Leia também:  Como aumentar o score de crédito e conseguir um empréstimo fácil e rápido

“É um cartão totalmente gratuito, que está disponível no Banco do Brasil. Se você for correntista, você vai lá buscar, se você não for, você também vai lá buscar e fala que você quer seu cartão MEI. São 16 milhões e 300 mil MEIs que têm no Brasil todo e a gente fez uma consulta para saber quem gostaria de ter o cartão físico e quem queria o digital, e 75% preferem o físico porque serve como uma identidade”, acrescentou o ministro, que informou que até o momento foram requisitados aproximadamente 100 mil cartões.

Leia também:  Todo microempreendedor deverá ter o Cartão MEI, diz ministro

Como pedir o Cartão MEI

1. Verifique os Requisitos

  • Ser MEI: Possuir registro ativo como Microempreendedor Individual, com CNPJ válido.
  • Conta Corrente PJ: Ter ou abrir uma conta corrente Pessoa Jurídica (PJ) no Banco do Brasil. bb.com.br

2. Documentação Necessária

  • Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI): Documento que comprova a inscrição como MEI.
  • Documentos Pessoais: RG, CPF e comprovante de residência atualizados.

3. Procedimento de Solicitação

  • Clientes Atuais: Se você já possui uma conta PJ no Banco do Brasil, entre em contato com sua agência de relacionamento para solicitar o Cartão MEI. bb.com.br
  • Novos Clientes: Caso ainda não tenha uma conta PJ, dirija-se à agência do Banco do Brasil mais próxima com a documentação necessária para abertura da conta e solicitação do cartão.
Compartilhe essa notícia: