Categorias
CULTURA

1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana recebe 90 inscrições e inicia pré-seleção de receitas



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana recebeu 90 inscrições e, agora, inicia a fase de pré-seleção de 36 receitas, que serão divulgadas no dia 5 de fevereiro. As 36 escolhidas participarão das quatro etapas de degustação pública, que acontecerão nos dias 24 de fevereiro, 2, 9 e 16 de março.



O festival funciona como uma espécie de concurso, em que são aceitos pratos que destaquem ingredientes como cogumelos (foto), nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) produzidos na região.



Segundo a administração municipal, que organiza o evento, o festival compartilhará receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas iguarias.



Durante as degustações, que ocorrerão no Parque Leon Feffer, cada chef levará seu prato pré-preparado e fará a finalização no local. Serão distribuídas 300 senhas para o público presente realizar a degustação de cada prato.



O Festival Mistura Mogiana contará também com apresentações artísticas e a venda de artesanato e de produtos de empreendedores sociais locais. Nas sextas-feiras que antecedem cada uma das etapas de degustação pública das receitas, serão realizados ciclos de palestras e oficinas relacionados ao tema da gastronomia. Esses eventos ocorrerão nos dias 23 de fevereiro, e 1º, 8 e 15 de março, das 14h às 18h, no auditório do Mercado do Produtor.

As receitas vencedoras integrarão um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, que trará informações sobre os preparos. De acordo com a Prefeitura, a intenção é divulgar as iguarias da cidade e também estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da região.

O prazo de inscrições para o 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana foi encerrado no dia 22 de dezembro de 2023.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: