Categorias
MOGI DAS CRUZES

​CPTM fechará passagem de nível na região central de Mogi das Cruzes



A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou que, a partir do próximo domingo (2), irá fechar a passagem de nível localizada na Rua Doutor Deodato Wertheimer, próxima à Estação Mogi das Cruzes, na região central da cidade. 



A alternativa para os pedestres é utilizar a passagem de nível localizada na Praça Sacadura Cabral/Avenida Cabo Diogo Oliver, que fica ao lado da estação.



De acordo com a CPTM, o encerramento da passagem é fundamental para “aumentar a velocidade de circulação dos trens e diminuir o intervalo médio entre composições no trecho entre Mogi das Cruzes e Guaianases dos atuais oito para sete minutos, beneficiando os mais de 680 mil passageiros de toda a Linha 11-Coral e dos municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, além dos passageiros do próprio município”.



“As passagens em nível são estruturas incompatíveis com as atuais características operacionais da CPTM e da Linha 11-Coral, seja no aspecto técnico (pela necessidade de diminuir a velocidade de circulação dos trens, o que, por sua vez, tem como consequência o aumento do tempo de viagem e a interferência nos intervalos entre um trem e outro), como também na questão da segurança operacional, com risco de acidentes”, afirma Vagner Rodrigues, Gerente de Operação da companhia.



O fechamento está sendo negociado entre a companhia e a Prefeitura de Mogi das Cruzes há mais de três décadas. A permissão para a abertura das travessias em nível se deu através de instrumentos celebrados entre a CPTM, CBTU (empresa que operava o transporte de passageiros na região antes da criação da CPTM, em 1992) e a Prefeitura de Mogi das Cruzes e foram abertas a pedido do município, em caráter provisório, até que viadutos e túneis, cuja execução cabe ao município, estivessem prontas. 

Tanto as intervenções necessárias para viabilizar as travessias em nível, quanto a mão de obra para operação das passagens, ficaram sob responsabilidade da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Protesto

Ao saberem do fechamento da passagem de nível na Rua Doutor Deodato Wertheimer, comerciantes e moradores da região estão preocupados com a já prevista redução na circulação de pessoas pela região, o que tende a aumentar as chances de crimes e diminuir o número de clientes nos comércios. Tanto é que foi lançado um abaixo-assinado virtual contra o fechamento da passagem de nível.

“Esse abaixo assinado vem com o propósito de evitar que a passagem pela linha férrea da Rua Doutor Deodato Wertheimer seja fechada no dia 02/01/22. Algo que afetará diretamente a população Mogiana e os comerciantes da redondeza”, diz o abaixo-assinado, que já conta com mais de 180 assinaturas.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: