Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma entrevista coletiva para anunciar ações de combate à dengue na cidade.
Participaram da coletiva a prefeita Mara Bertaiolli; o vice-prefeito Téo Cusatis; a secretária municipal de saúde, Rebeca Barufi; o secretário-adjunto de saúde, Dr. Luiz Bot; e o diretor de Vigilância em Saúde, Jéfferson Renan de Araújo Leite.
A principal novidade anunciada é o lançamento do ZAP Dengue, um serviço em que a população poderá tirar dúvidas e ser orientada, via WhatsApp, sobre ações de combate, prevenção e vacinação contra a dengue na cidade. O número é o (11) 99918-6070.
“É só vocês mandarem um ‘oi’. Na hora, vocês vão começar a receber as mensagens e vão poder perguntar. Vai ser um instrumento que vai ajudar e muito na divulgação de todas ações e todas as dúvidas que a população tem em relação à dengue”, disse a prefeita.
O vice-prefeito explicou que a ferramenta funciona como uma automação de auto respostas interativa. “Ele tem uma formatação inicial, mas é aberto a milhares de perguntas possíveis de fazer, além de respeitar bastante a questão da inclusão, porque faz também mensagens de maneira gravada ou digitada”, disse Téo Cusatis, acrescentando que o ZAP Dengue está disponível 24 horas por dia e conta com um sistema de geolocalização, que indicará a unidade de saúde mais próxima do munícipe, se for o caso.
“Essa ferramenta é muito rica e vai trazer todo tipo de informação necessária, tanto sobre sintomas, dúvidas, agendamentos de consultas, denúncias para a nossa vigilância. Vai auxiliar muito no combate e na questão de informação para nossa população”, afirmou a secretária municipal de saúde de Mogi das Cruzes.
Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou 12 casos de dengue e nenhum óbito. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, Mogi das Cruzes terminou o ano de 2024 com 19.205 casos positivos para a doença, com 23 mortes registradas.