Categorias
CULTURA

Wilmes Teixeira lança livro sobre o carrasco nazista Joseph Mengele no Mogi Shopping neste sábado



O Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes, recebe, neste sábado (4), às 15h, o lançamento do livro ‘Josef Mengele – Dos tempos de guerra até seu esqueleto’, de Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira. O evento acontecerá na Praça Boulevard e contará com sessão de autógrafos.



O autor participou da histórica perícia para identificação da ossada, encontrada no Brasil, de Josef Mengele, o ‘Anjo da Morte’, carrasco nazista que mandou milhares de prisioneiros para a morte nas câmaras de gás nos campos de concentração. 



“Há pelo menos 20 anos venho reunindo histórias para este livro. Ao longo dos capítulos, relato casos para que o leitor vá se familiarizando com esse tipo de trabalho e saiba como é possível fazer o reconhecimento de um esqueleto. No desfecho, trago detalhes de como foi a identificação dos ossos do Josef Mengele, por meio, também, de uma técnica que desenvolvi na época e que foi reconhecida inclusive nos Estados Unidos”, disse o autor, médico legista e professor Wilmes Teixeira, de 92 anos.



Mengele, coronel-médico da SS, força paramilitar do regime nazista, atuou nos campos de extermínio de Auschwitz. Com o fim da 2ª Guerra Mundial, se escondeu em vários países, o último deles, o Brasil. Morreu em 1979, durante um mergulho numa praia de Bertioga, e foi enterrado em um cemitério de Embu das Artes, sob identidade falsa. Em 1985, os restos foram exumados e examinados por especialistas brasileiros, entre eles o mogiano Wilmes Teixeira, e cientistas que vieram dos Estados Unidos e da Alemanha. A investigação concluiu pela identificação do nazista. 



“Utilizei uma linguagem simples para tornar a história acessível a todas as pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o trabalho de um perito legista e, em especial, o Caso Mengele”, acrescentou o autor. 

Wilmes Teixeira é referência na área de medicina legal, pioneiro no Brasil na padronização do exame de vítimas de estupro e no emprego de análises de DNA na área de crimes sexuais. Em 1992, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), criou o Centro de Investigação de Crimes Sexuais (CICS), que, até 2000, auxiliou na investigação de casos inclusive de repercussão no País. Também trouxe ao Brasil o conceito da Síndrome do Bebê Espancado, importante para a identificação de maus tratos a crianças. Foi professor titular de Medicina Legal em universidades e é autor de diversos artigos em publicações especializadas, entre outros. 

Serviço

  • Onde: Praça Boulevard do Mogi Shopping;
  • Quando: 4 de março (sábado), às 15h;
  • Endereço: Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1.001, Jardim Armênia, Mogi das Cruzes – SP.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: