A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas 2024, em Paris (França), foi conquistada por um atleta de Mogi das Cruzes. Willian Lima levou a medalha de prata no judô (categoria até 66kg).
O judoca mogiano venceu quatro lutas na jornada, superando inclusive o cazaque Gusman Kyrgyzbayev. Na final, no entanto, ele foi derrotado pelo japonês Hifumi Abe, que defendia o título olímpico conquistado na mesma categoria nos Jogos Tóquio 2020.
No início da luta, Willian sofreu uma punição. Depois, o brasileiro passou a se defender e tentar golpear o adversário, até que o japonês aplicou um ippon e venceu a competição.
A trajetória de Willian Lima no esporte começou com a natação. Depois, no entanto, ele migrou para o judô, ingressando na Associação Namie de Judô, em Mogi das Cruzes. Em 2015, ele entrou para a equipe de judô do Pinheiros e passou a vencer competições importantes.
As principais conquistas de Willian haviam ocorrido em nível de Grand Slam. Ele obteve bronze nos Grand Slams de Tblisi e Tashkent, em 2024 e prata no Grand Slam de Antalya, em 2022. Além disso, conquistou ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania, disputado em abril, no Rio, e o bronze nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.