Categorias
ALTO TIETÊ

Vigilância Sanitária de Suzano interdita casa de repouso por falta de licença



Na última segunda-feira (23), a Vigilância Sanitária de Suzano interditou uma casa de repouso que estava funcionado de forma clandestina no bairro Recreio Sertãozinho. De acordo com a administração municipal, a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) não tinha licença necessária para a realização de suas atividades.



No local, os fiscais encontraram 13 internos, sendo que um deles não tinha a idade mínima exigida (60 anos) e outro não apresentava condições de saúde para permanecer no espaço.



Segundo informações da Prefeitura de Suzano, o idoso debilitado estava acamado, com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sem nenhum relatório médico de acompanhamento do seu estado. Já o paciente que não apresentava a idade mínima exigida tinha menos de 40 anos e demonstrava sinais de distúrbio mental.



Durante a ação, os proprietários foram notificados e obrigados a devolver, em até dez dias, os atendidos para suas famílias ou direcioná-los a uma outra instituição legalizada. O idoso debilitado, por sua vez, deverá ser conduzido a uma unidade de saúde.



“A partir do momento em que a empresa não tem uma licença, automaticamente, ela se coloca na clandestinidade. Eles (proprietários) nos apresentaram apenas o CNPJ, o que é insuficiente. Aplicamos o auto de infração e o local só será reaberto quando for regularizado”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz.

Regularização

Ainda segundo Mauro, a Vigilância Sanitária está preparando um curso, que deve ser oferecido em fevereiro, para empresários que pretendem regularizar a situação junto à administração municipal ou até mesmo para aqueles que pretendem investir no ramo.

Para o encontro, será preparado um dia de palestras multidisciplinares, com orientações de especialistas da área da saúde. Entre os temas, serão abordadas informações referentes ao Laudo Técnico de Arquitetura (LTA), medicação aos internos, adequação de alimentação, dentre outros.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: