A Receita Federal paga, este mês, o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Conforme o calendário, que teve início em maio e se estenderá até setembro, os depósitos estão previstos para o próximo dia 31.
Os contribuintes poderão realizar a consulta para saber se receberão no 3º lote de restituição a partir das 10h da próxima segunda-feira (24), porém, a Receita Federal já adiantou quais públicos terão acesso ao dinheiro neste lote.
Segundo o órgão, este será o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 que vai abranger contribuintes sem prioridade. Confira a seguir os grupos que serão contemplados:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendência com a malha fina, mas depois resolveram;
- Contribuintes com prioridade por terem escolhido a declaração pré-preenchida ou o pagamento via Pix;
- Contribuintes sem nenhuma prioridade.
Assim que liberada, a consulta para saber se a restituição está disponível poderá ser feita por meio da página da Receita Federal na internet. Basta informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote.
O valor da restituição do Imposto de Renda é depositado diretamente na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.
O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 foi depositado pela Receita Federal no dia 30 de junho. Ao todo, foram depositados R$ 7,5 bilhões a cerca de 5 milhões de contribuintes com prioridade no reembolso.
Datas de restituição do Imposto de Renda
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro