A consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 (pessoa física) será liberada pela Receita Federal a partir das 10h desta sexta-feira (22).
Vale lembrar, porém, que como este é o último lote, se a consulta for realizada hoje e constar como “em fila de restituição”, provavelmente o contribuinte receberá o dinheiro, cujo pagamento está previsto para o próximo dia 29.
Se o contribuinte ainda não recebeu a restituição e, mesmo assim, não estiver na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o extrato da declaração. Se for verificada alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
A consulta à restituição do Imposto de Renda 2023 deve ser realizada por meio do aplicativo ou site da Receita Federal.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito na conta ou via chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Para receber mais novidades sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp.