Categorias
ALTO TIETÊ

Vacinação de idosos com mais de 90 anos no Alto Tietê deve começar na segunda



Está previsto para ter início na próxima segunda-feira (8) a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade superior a 90 anos nas cidades do Alto Tietê. Até então, as vacinas vem sendo aplicadas somente em profissionais de saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência.



De acordo com o governo estadual, a ampliação do público-alvo da vacinação será possível devido à entrega do novo lote de 1,8 milhão de doses pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde e a chegada de mais 5.400 litros de insumo vindos da China, previstos para esta quarta-feira (3).



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) informou que a região ficará com 14.390 doses, que deverão ser retiradas pelos municípios no Grupo de Vigilância Sanitária. Confira a distribuição abaixo.



Os esquemas de vacinação aos idosos deverão ser planejados pelas respectivas Secretarias Municipais de Saúde. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o secretário municipal Henrique Naufel já antecipou que a imunização deverá ser feita nos postos de saúde e também no esquema “drive-thru”, sem precisar sair do carro, com o objetivo de evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).



A previsão do governador João Doria é que a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos tenha início no próximo dia 15. Os próximos a serem atendidos serão os idosos com mais de 80 anos. E assim por diante.

“Todos estão na escala de prioridade do Plano Estadual de Imunização. Gradualmente, vamos anunciando de forma organizada e planejada para viabilizar essa imunização. A nossa meta é acelerar o programa de vacinação incluindo todos os grupos no calendário, mas para vacinarmos mais rapidamente, não só em São Paulo como em todo Brasil, precisamos de mais vacinas”, afirmou Doria.

Em entrevista ao portal UOL, na última terça-feira (2), o governador disse que todo o Estado de São Paulo estará vacinado contra o coronavírus até o fim de 2021.

Alto Tietê

Segundo o Condemat, a região já havia recebido 26.390 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 14.920 do Instituto Butantan (CoronaVac) e 11.470 da Fiocruz (Oxford).

Na última terça (2), o consórcio intermunicipal assinou um Termo de Intenções para a aquisição de 300 mil doses da vacina Sputnik V, contra a Covid-19, que será produzida em Guarulhos.

O imunizante atingiu eficácia de 91,6% na prevenção contra o coronavírus nos testes de fase 3 e aguarda liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para utilização em território nacional, já sendo adotada por países vizinhos, como Argentina, Bolívia e Paraguai.

O termo foi assinado pelo presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi, e pelo prefeito de Guarulhos, Guti Costa, junto ao presidente do grupo, Fernando de Castro Marques, com o objetivo de facilitar a negociação para a comercialização da vacina contra a Covid-19 a partir da sua aprovação e inclusão no Plano Nacional de Imunização.

“Temos a intenção de compra inicial de 300 mil doses, que serão especificamente destinadas para o grupo prioritário de educação, todos aqueles que trabalham em escolas e estão em contato com alunos, bem como os profissionais da assistência social e das forças de segurança. Essa vacina tem um alto grau de eficácia e com a aquisição, além de acelerar os grupos prioritários, preservando a saúde e a vida, vamos poder acelerar a retomada econômica, com a geração de empregos e oportunidades”, disse o presidente do Condemat.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: