Nesta segunda-feira (9), a campanha de vacinação contra a Gripe em Mogi das Cruzes foi ampliada para novos públicos-alvo, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
A partir de hoje, podem receber o imunizante os seguintes grupos: povos indígenas e comunidades quilombolas; professores e trabalhadores de outras funções nas escolas de ensino regular infantil, fundamental, médio e superior; e portadores de deficiência e de comorbidades (conforme relação abaixo).
Os profissionais da Educação devem apresentar o comprovante de trabalho em escolas, como holerite ou crachá, e os portadores de deficiência e/ou comorbidades devem levar receita, exames, laudo ou qualquer documento médico que comprove sua condição. Os indígenas ou quilombolas também precisam apresentar comprovante da etnia.
A campanha de vacinação prossegue em todas as unidades de saúde e no Pró-Hiper, com acesso de carro ou a pé, das 9h às 16h. Todos os adultos devem comparecer munidos de documento pessoal com foto, CPF e comprovantes de doses anteriores contra a Covid-19 porque, sendo possível e dependendo da unidade, pode realizar ou indicar a aplicação.
Comorbidades
Categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal
Categoria de risco clínico Indicações Doença respiratória crônica Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);DPOC;Bronquiectasia;Fibrose Cística;Doenças Intersticiais do pulmão;Displasia broncopulmonar;Hipertensão arterial Pulmonar;Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. Doença cardíaca crônica Doença cardíaca congênita;Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;Doença cardíaca isquêmica;Insuficiência cardíaca. Doença renal crônica Doença renal nos estágios 3,4 e 5;Síndrome nefrótica;Paciente em diálise. Doença hepática crônica Atresia biliar;Hepatites crônicas;Cirrose. Doença neurológica crônica Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;Deficiência neurológica grave. Diabetes Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos. Imunossupressão Imunodeficiência congênita ou adquiridaImunossupressão por doenças ou medicamentos Obesos Obesidade grau III. Transplantados Órgãos sólidos;Medula óssea. Portadores de trissomias Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias
Covid-19
A atualização das doses contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes continua sendo feita pelo Clique Vacina.
O prazo para aplicação da segunda dose para vacinados com Astrazeneca é de oito semanas após a 1ª dose; para Pfizer 12 anos+ é de 21 dias após a 1ª dose; para Pfizer pediátrica (de 5 a 11 anos) é de oito semanas após a 1ª dose; para Coronavac 18 anos ou mais, de 15 dias após a 1ª dose; e para Coronavac de 6 a 17 anos, 28 dias após a 1ª dose.
Já os prazos para aplicação da dose de reforço para maiores de 18 anos é de quatro meses para vacinados com 1ª e 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac. O mesmo prazo é necessário para aplicação da dose adicional para idosos com 60 anos ou mais.
Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o SIS 160.