Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vacinação contra a dengue em Mogi segue voltada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Ministério da Saúde anunciou, na última semana, que as vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em Mogi das Cruzes, a vacinação segue voltada exclusivamente a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.


Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade “não tem vacinas a vencer neste prazo” e, por isto, mantém o atendimento somente ao público que já vinha sendo imunizado e que foi contemplado no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde por apresentar maior risco de agravamento para a doença.


A vacina contra a dengue é aplicada em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. O adolescente deve comparecer munido de documento pessoal dele e do responsável acompanhante, caderneta de vacinas de rotina e comprovante de endereço ou cartão SIS.


Em uma entrevista coletiva concedida na última semana, a secretária municipal de saúde, Rebeca Barufi informou que a cobertura vacinal na cidade está baixa – de 50% para primeira dose e 26% para segunda. “Nós precisamos de bastante divulgação. A vacina está disponível. Ela é eficaz, com poucos efeitos colaterais. Nós estamos com sete unidades abertas até as 19h, então não tem mais desculpa para falar que não consegue tomar vacina”, disse ela.


A vacina contra a dengue é contraindicada somente para pessoas com imunossupressão, doenças ou terapias imunossupressoras, transplantes, HIV/AIDS, gestantes e lactantes.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile