Categorias
ALTO TIETÊ

Usina móvel da reciclagem de resíduos da construção civil inicia operação no Alto Tietê



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) iniciou, esta semana, a operação da usina móvel de reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC).



O serviço de recuperação dos resíduos para reaproveitamento dos materiais começou por Mogi das Cruzes, com a reciclagem de cerca de 1.300 metros cúbicos de material, extraído após demolição do prédio do antigo SESI, em Cezar de Souza. Segundo o prefeito Caio Cunha, o material será reaproveitado para recuperação da Estrada do Procópio, em um trecho de aproximadamente 4 km.



A operação da usina móvel de reciclagem de Resíduos da Construção Civil do Condemat também passará por outros municípios do Alto Tietê, como Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca e Santa Isabel.



De acordo com o Plano de Resíduos Sólidos do Estado (2010), estima-se que juntos, os municípios que fazem parte do consórcio geram mais de 36 mil toneladas de RCC por dia. Estes resíduos são resultados de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil.



“A gestão destes materiais é um grande desafio das prefeituras. Este trabalho de maneira integrada certamente nos garante maior efetividade no combate ao descarte irregular, na preservação do meio ambiente e bem-estar da população, além de proporcionar economia aos cofres públicos”, disse o prefeito Caio Cunha, que também é presidente do Condemat.

Usina móvel de RCC

O equipamento de reciclagem tem capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas por hora, informou o Condemat, acrescentando que suas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos da rede pública.

O Condemat foi o primeiro consórcio do Estado de São Paulo a ser contemplado com a usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil. O investimento foi de cerca de R$ 3,2 milhões, viabilizado por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: