Categorias
MOGI DAS CRUZES

Universidade de Mogi das Cruzes retoma as aulas de forma remota



Esta semana, os alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) iniciaram o ano letivo de maneira totalmente remota. Segundo a instituição, a decisão está em acordo com a Portaria do MEC n.º 1.038, de 07/12/2020, e visa garantir o ensino com segurança tanto aos alunos quanto aos colaboradores.



Os cursos das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, sejam eles bacharelados, licenciaturas ou tecnólogos, retornarão com aulas 100% on-line até o dia 28 de fevereiro. A UMC informou que, após este período, irá avaliar as determinações das autoridades municipais, estaduais e federais para a retomada das atividades presenciais, seguindo todas as normas de biossegurança contra a Covid-19 exigidas no atual momento.



Neste período, somente as atividades presenciais de estágio ou de internato para os cursos de Saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Nutrição e Psicologia, poderão ser retomadas presencialmente, internamente no Campus ou externamente, quando permitido pelas unidades concedentes. Nos dois casos, serão adotadas medidas de segurança, como uso de álcool em gel, máscaras e o distanciamento social.



“A todo momento nós estamos pensando no bem-estar e na saúde dos nossos alunos e colaboradores. Por isso, definimos que nesta primeira semana os alunos realizarão os seus estudos de maneira remota. Queremos garantir a todos um retorno seguro. Haverá distanciamento nos laboratórios e nas classes, álcool em gel para higienização das mãos e não será permitida, em nenhum ambiente da universidade, a permanência de pessoas sem máscara”, afirmou o Prof. Dr. Cláudio José Alves de Brito, Pró-Reitor Acadêmico e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UMC.



As aulas práticas e/ou laboratoriais estão suspensas por tempo indeterminado, sendo permitidas aulas por simulação, até reavaliação das condições locais pelas autoridades sanitárias, quando serão repostas. O Centro Esportivo da universidade também permanecerá fechado para a realização de quaisquer atividades acadêmicas por tempo indeterminado.

Para facilitar o processo de volta às aulas e tirar todas as dúvidas de colaboradores, alunos e responsáveis, principalmente neste período de pandemia, a UMC criou uma página virtual que disponibilizará diversas informações como: horário de funcionamento do Campus, protocolos, comunicados importantes.

A universidade disse também que oferecerá um curso on-line para toda equipe de como se proteger do novo coronavírus.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: