Categorias
MOGI DAS CRUZES

UMC realiza novo mutirão para auxiliar quem ainda não declarou o Imposto de Renda



A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realizará, no dia 21 de maio (sábado), mais um dia de mutirão para quem ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2022. Gratuito, o serviço é uma iniciativa dos alunos do curso de ciências contábeis e dos professores da universidade.



Os atendimentos serão realizados nos laboratórios de informática e o acesso é feito pela portaria do principal do Prédio 1, do campus UMC, que fica na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200.



De acordo com a instituição, mais de 300 contribuintes já foram atendidos, presencial e on-line, durante a ação realizada pela UMC. O professor mestre e economista Welinton dos Santos conta que, além do Imposto de Renda de 2022, surgiram outras atividades para que o contribuinte pudesse regularizar sua situação. “Realizamos diversas consultas no aplicativo Meu INSS, fizemos cadastro e alterações no portal GOV.BR, regularização de CPF’s, emissão de DARF’s de pendências com a Receita Federal, declarações retificadoras dos anos de 2019, 2020 e 2021; entre outras”, afirmou ele.



O prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2022 termina no dia 31 de maio. A multa para quem não fizer é de no mínimo R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do valor do imposto devido.



É obrigado a declarar o Imposto de Renda, em 2022, quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021 e quem recebeu o auxílio emergencial, pois o benefício é considerado rendimento tributável.

Valores a restituir

Algumas pessoas que declaram o Imposto de Renda podem ter direito à restituição. O professor e economista da UMC Welinton dos Santos explica que, para a pessoa ter direito, depende do quanto pagou de imposto de renda no ano calendário do ano anterior. “A pessoa pode ter ou não restituição, e como a tabela não sofre correção a anos, praticamente a maioria tem imposto a pagar e quase nuca a restituir”, explica.

O cronograma de restituição está dividido em cinco lotes, Os primeiros a restituir são as pessoas que têm prioridade legal sob contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Confira os lotes e datas de acordo com o cronograma da Receita Federal:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Malha Fina

É possível que, ao enviar os dados à Receita, haja algumas inconsistências ou divergências. Nestes casos, a declaração vai parar na “malha fina”. O professor Welinton explica que “em 80% dos casos isto acontece por erro de preenchimento da declaração, e nestes casos o contribuinte precisará fazer a declaração retificadora. Lembrando que isto pode ocorrer em até 5 anos (prazo para análise dos auditores da Receita Federal)”.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: