Com o aumento de trabalhadores autônomos formalizados, principalmente durante a pandemia, muitos bancos começaram a oferecer soluções de crédito exclusivas a este público. Um dos recursos que vem ganhando cada vez mais força é o cartão de crédito para MEI (microempreendedor individual).
Pequenos empreendedores que querem evitar taxas abusivas na hora da compra e, ainda, controlar melhor as saídas do caixa da empresa poderão encontrar no cartão de crédito para MEI uma boa saída. Geralmente, ele tem poucas taxas (ou nenhuma) e costuma ser o modelo mais simples de cartão empresarial.
O cartão de crédito para MEI funciona como um cartão de crédito comum, o que significa que é estabelecido um limite de crédito pela instituição financeira e, até que esse limite seja atingido, a empresa pode fazer compras à vista ou parceladas utilizando o cartão.
As compras realizadas no cartão são pagas por meio de uma fatura que tem data certa para vencer e que pode ser paga de forma integral ou parcial. O pagamento parcial ou o não pagamento de fatura, entretanto, pode gerar juros sobre o valor restante, também chamado de crédito rotativo.
Veja abaixo três opções de cartão de crédito para MEI:
Cartão de crédito MEI Fácil
Uma das principais vantagem do cartão de crédito MEI Fácil é que ele não tem mensalidade nem anuidade. Com ele, é possível fazer compras online ou em maquininhas, seja dentro do país ou internacionais.
Com o cartão de crédito MEI Fácil, o microempreendedor pode cuidar de seu negócio e investir em equipamentos, insumos, ter um maior poder de barganha com fornecedores, realizar investimento em capital de giro, entre outros ativos que poderão ajudar na transformação da empresa. A bandeira é VISA.
Cartão PJ Nubank
Recentemente, o Nubank lançou um cartão de crédito PJ destinado aos MEIs e microempresas. Sem anuidade, o cartão pode ser totalmente controlado pelo aplicativo do banco digital.
O cartão PJ possibilita que os clientesfaçam compras para o dia a dia do negócio, auxiliando na organização das finanças, separando as despesas da vida pessoal e da empresa e diminuindo o impacto no caixa da empresa no momento das compras para o negócio.
Cartão de crédito BNDES MEI
Com aprovação mais fácil e menos burocrática, o Cartão BNDES MEI conta com crédito pré-aprovado para aquisição de bens e serviços credenciados, como Máquinas e equipamentos; Partes, peças e componentes; Insumos para produção; Materiais para construção; Mobiliário; Eletrônicos; Serviços de inovação e Embalagens; Softwares; Veículos etc. Ele é aceito em mais de 70 mil lojas.
O Cartão BNDES pode ter limite de até R$ 2 milhões por banco emissor. A taxa de juros é de 1,53% ao mês e o prazo para pagamento é de até 48 prestações parcelas fixas.