Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano recebe pela 1ª vez na história a visita de um embaixador do Japão no Brasil

No último sábado (13), o município de Suzano recebeu, pela primeira vez, a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi. Sua vinda foi marcada por um encontro com o prefeito Pedro Ishi, no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa.

Também prestigiaram este encontro histórico a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; o vice-prefeito Said Raful; o presidente da Câmara, Artur Takayama; o ex-prefeito, Rodrigo Ashiuchi; e a ex-primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, entre outras autoridades municipais e regionais.

De acordo com a administração municipal, o encontro celebra a parceria que Suzano estabeleceu ao longo de 76 anos de história como cidade com a cultural oriental, pela presença de inúmeros imigrantes e também pela chegada de investimentos no setor industrial e de comércio e serviços, além dos laços que permitiram intercâmbio de alunos para bolsas de estudo e para a prática de atividades esportivas.

Leia também:  Suzano receberá evento estadual ‘CultSP Pro’ e inscrições seguem abertas até domingo

A relação que permitiu a preservação de aspectos da cultura oriental no município abriu caminho para o desenvolvimento de inúmeras atividades que até hoje estão presentes na rotina da população.

Após a reunião no gabinete do prefeito, Teiji Hayashi foi recepcionado pelo presidente da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, Reinaldo Katsumata, na sede da entidade. No espaço, o diplomata teve a oportunidade de almoçar uma feijoada que foi preparada pelo departamento de Mães Hahanokai, e assistiu a uma série de atividades que foram ofertadas pelos alunos que frequentam o espaço.

Leia também:  Operação contra golpe do falso frete em caminhoneiros cumpre mandados em Suzano

“É um momento muito marcante para todos nós, por tudo que temos em comum com a cultura oriental. Quero agradecer ao embaixador em público, já que ele poderia estar em várias cidades, mas escolheu Suzano para estar aqui. O que o senhor precisar de nós, estamos à disposição para ser uma cidade modelo de parceria com a embaixada e com o povo japonês”, disse o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Em sua fala, o representante do governo japonês agradeceu a todos e confessou estar emocionado por estar, pela primeira vez, em Suzano. “Quero cumprimentar o prefeito Pedro e às demais autoridades por estarem aqui hoje. Para mim e para o governo do meu país, assim como as empresas japonesas, Suzano é uma cidade muito especial e de grande importância. Agradeço a todos por divulgar a cultura japonesa e estreitar os laços com os dois países. Estou muito emocionado e fico mais consciente da importância da comunidade japonesa em Suzano, e na região. Muito obrigado, arigatou”, disse.

Leia também:  Homem é preso em Suzano em operação contra quadrilha que furtava minérios destinados à exportação

“Para a gente é um dia histórico poder receber a visita do embaixador Teiji Hayashi pela primeira vez em nossa cidade. Por isso, gostaria de agradecer diretamente a ele por estar aqui. Suzano tem um laço de amizade e união muito forte com a cultura japonesa, que ajudou a construir a nossa cidade. Sua presença valoriza nosso município e mostra quão sólida é essa relação”, finalizou Pedro Ishi.

WhatsApp Logo Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias

Compartilhe essa notícia:
Grazielly Maciel

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)