Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano divulga cronograma da semana para aplicação das três doses da vacina



A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano realizou nesta segunda-feira (20) mais uma atualização do cronograma de vacinação contra a Covid-19 no município. Desta vez, a semana prevê três dias de atendimento, de quinta (23) a sábado (25), com a oferta da segunda dose e da terceira aplicação de reforço, além do atendimento à livre demanda da primeira dose.



De acordo com a pasta, a operação desta semana se inicia na quinta-feira (23) com a oferta da segunda dose às pessoas com aprazamento da aplicação previsto para até 23 de setembro. Neste dia também haverá a terceira aplicação aos idosos maiores de 70 anos que já completaram a segunda etapa há seis meses ou mais. Na sexta-feira (24) o atendimento será exclusivo aos munícipes que aguardam a segunda dose para até 24 de setembro.   



O acolhimento nesses dois dias será das 8h às 17h no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia). Já a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) terá horário ampliado, das 8h às 19h, com sistema drive-thru operante no Parque Municipal Max Feffer somente até as 17h. A entrada de veículos se dá pela avenida Brasil.  



No sábado (25), a secretaria de saúde de Suzano planeja repetir o chamado “Dia V” de vacinação. O objetivo é garantir a primeira dose a todos os munícipes maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram. Neste mesmo dia será ofertada a segunda dose aos cidadãos com aprazamento até 2 de outubro e a terceira aplicação de reforço às pessoas imunossuprimidas que concluíram a segunda etapa da imunização há 28 dias ou mais. O grupo contempla transplantados em uso de medicação imunossupressora, pessoas que vivem com HIV e pacientes que fazem tratamento contra o câncer, por exemplo. O atendimento no sábado também estará disponível nos três polos de vacinação, das 8h às 17h.



De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a estratégia visa agilizar a campanha no município, fazendo com que cada vez mais pessoas possam tomar a primeira dose, completar a segunda etapa e, assim, também acelerar a aplicação de reforço contra a Covid-19. “Seguimos bem adiantados, com uma campanha de vacinação agilizada e o nosso ‘Dia V’ vem como mais uma oportunidade de atendimento a quem não consegue se deslocar durante a semana. Reforço a importância do cronograma. Precisamos que todos acompanhem as atualizações e sigam as recomendações, apresentando toda a documentação necessária”, disse.

Ao todo, Suzano contabiliza 224.986 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 91,2% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 7.548 receberam a imunização em dose única, 119.616 completaram a segunda etapa e 570 receberam a terceira aplicação de reforço. 

Documentação

Para receber a primeira dose, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes também é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os adolescentes desacompanhados.

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: