Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano dá início ao projeto de telemedicina para enfrentamento da Covid-19

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Suzano deu início, na última quinta-feira (9), ao projeto de telemedicina, com atendimento por videochamada, que conecta o paciente com sintomas do novo coronavírus (Covid-19) a um médico.


O projeto visa oferecer ao paciente um atendimento que funciona da seguinte forma: a pessoa que apresentar sintomas da Covid-19 pode ligar para a central e, neste primeiro contato, a atendente realizará uma triagem, com pedidos de informações como CPF e endereço. Em seguida, o usuário receberá pelo celular um SMS com um link, que vai direcioná-lo a uma videochamada com um médico. A partir daí, ele receberá o atendimento.

De acordo com a administração municipal, só no primeiro dia de teste, 22 suzanenses entraram em contato com a Central de Combate ao Coronavírus, que atende pelo número ‪0800 484 8001. O serviço foi retomado nesta segunda-feira (13), com atendimento das 8 às 20 horas, em dias úteis.

Leia também:  Achados e Perdidos da CPTM recebeu quase 9,2 mil itens de estações do Alto Tietê em 2024

Inicialmente, serão 20 pontos da telemedicina em Suzano. Para tanto, foi implantada uma central nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz. O horário de funcionamento do serviço é das 8 às 20 horas. O software exclusivo foi montado pela empresa de tecnologia Datalogix.


A médica Miriam Harada é uma das profissionais que atuam no projeto e avalia o impacto positivo da medida à população. “É muito importante porque abre um outro canal para população ter acesso ao serviço e se informar e preserva tanto o paciente quanto a equipe médica, pois sem o contato direto, o risco de infecção não existe. Além disso, este modelo vai dar a oportunidade para muito mais gente participar do que o atendimento tradicional”, disse.

Leia também:  Instalação de câmeras de monitoramento e alarmes em escolas se torna obrigatória em Suzano

O secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, destacou que o novo serviço vai realizar ainda um acompanhamento, ou seja, os cidadãos que estiverem com os sintomas receberão mensagens no celular a cada 48 horas, a fim de que seja monitorado o quadro clínico da pessoa.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que este é um trabalho pioneiro, sendo Suzano uma das primeiras cidades do país a implantar tal sistema, que teve origem em Israel e é bastante aplicado nos Estados Unidos, no Canadá e em países da Europa.

Leia também:  Suzano Shopping promove segunda edição da 'Cãominhada' neste sábado

O prefeito concluiu dizendo que segue um único objetivo: o de facilitar o atendimento às pessoas num período de pandemia e, assim, preservar vidas. Para ele, esse serviço vai ajudar a atuação do município no enfrentamento ao Covid-19.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *