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A Prefeitura de Suzano deu início, na última quinta-feira (9), ao projeto de telemedicina, com atendimento por videochamada, que conecta o paciente com sintomas do novo coronavírus (Covid-19) a um médico.
O projeto visa oferecer ao paciente um atendimento que funciona da seguinte forma: a pessoa que apresentar sintomas da Covid-19 pode ligar para a central e, neste primeiro contato, a atendente realizará uma triagem, com pedidos de informações como CPF e endereço. Em seguida, o usuário receberá pelo celular um SMS com um link, que vai direcioná-lo a uma videochamada com um médico. A partir daí, ele receberá o atendimento.
De acordo com a administração municipal, só no primeiro dia de teste, 22 suzanenses entraram em contato com a Central de Combate ao Coronavírus, que atende pelo número 0800 484 8001. O serviço foi retomado nesta segunda-feira (13), com atendimento das 8 às 20 horas, em dias úteis.
Inicialmente, serão 20 pontos da telemedicina em Suzano. Para tanto, foi implantada uma central nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz. O horário de funcionamento do serviço é das 8 às 20 horas. O software exclusivo foi montado pela empresa de tecnologia Datalogix.
A médica Miriam Harada é uma das profissionais que atuam no projeto e avalia o impacto positivo da medida à população. “É muito importante porque abre um outro canal para população ter acesso ao serviço e se informar e preserva tanto o paciente quanto a equipe médica, pois sem o contato direto, o risco de infecção não existe. Além disso, este modelo vai dar a oportunidade para muito mais gente participar do que o atendimento tradicional”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, destacou que o novo serviço vai realizar ainda um acompanhamento, ou seja, os cidadãos que estiverem com os sintomas receberão mensagens no celular a cada 48 horas, a fim de que seja monitorado o quadro clínico da pessoa.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que este é um trabalho pioneiro, sendo Suzano uma das primeiras cidades do país a implantar tal sistema, que teve origem em Israel e é bastante aplicado nos Estados Unidos, no Canadá e em países da Europa.
O prefeito concluiu dizendo que segue um único objetivo: o de facilitar o atendimento às pessoas num período de pandemia e, assim, preservar vidas. Para ele, esse serviço vai ajudar a atuação do município no enfrentamento ao Covid-19.