Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano amplia vacinação contra a gripe a partir de segunda-feira



A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano anunciou, nesta terça-feira (6), a ampliação da campanha de vacinação contra a influenza (gripe) para a população geral a partir da próxima segunda-feira (12).



A dose será disponibilizada nos 24 postos de saúde de Suzano para todos os munícipes, inclusive bebês com idade igual ou superior a seis meses de vida. A aplicação deve ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30, enquanto durar os estoques.



De acordo com a pasta, a nova estratégia comunicada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo visa melhorar a cobertura vacinal da população da campanha em todo o território paulista. Em Suzano, o imunizante já chegou aos braços de 53.969 suzanenses, sendo 50,7% de cobertura do público-alvo estimado.



A previsão é de que até o final desta semana as unidades sigam em atendimento ao grupo prioritário da terceira fase, beneficiando pessoas com comorbidades ou com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários, membros das Forças de Segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.



Nas fases anteriores, foram contempladas crianças com idades entre 6 meses e menores de seis anos de vida, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da Saúde, professores e idosos maiores de 60 anos. Para os cidadãos que fazem parte destes grupos e não se imunizaram, ainda é possível receber atendimento e se beneficiar com a campanha gratuita.

Já a partir de segunda-feira (12), o atendimento será ampliado para toda a população. Para isso, basta o interessado buscar uma das 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) da cidade e apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e a carteira de vacinação. A ação tem prosseguimento enquanto houver estoques do imunizante.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou a importância da vacina que confere proteção a três tipos de vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B). O chefe da pasta afirma que a ampliação da campanha será mais uma aliada da Saúde dos suzanenses, sobretudo neste período de pandemia, em que a prevenção é sempre o melhor remédio. Ishi comentou que neste momento, é preciso evitar casos graves de gripe e a vacina é o que dá essa possibilidade.

Vale ressaltar que, para aquelas pessoas que já tomaram ou que irão tomar a vacina contra a Covid-19, o prazo de espera de pelo menos 14 dias entre as aplicações deverá ser respeitado. A medida se faz necessária diante da recomendação do Ministério da Saúde e de entidades do setor, como a Sociedade Brasileira de Imunizações. Já em caso positivo para a Covid-19, recomenda-se que a vacina da gripe seja aplicada somente depois de 30 a 45 dias do diagnóstico.

O secretário pediu para que todos os cidadãos busquem a unidade de Saúde mais próxima e participem da imunização contra a gripe porque além de diminuir os riscos de casos graves de Influenza, a aplicação também evita o congestionamento dos hospitais e centros médicos. Ishi finalizou pontuando que a rede de Saúde de Suzano segue concentrada no atendimento à Covid-19 e outras ocorrências de emergência.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: