A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano prorrogou, até esta quarta-feira (12), os atendimentos da Carreta Rosa da Mamografia no distrito de Palmeiras, devido à grande procura do serviço.
A estrutura, instalada na Paróquia São Francisco de Assis (rua Crispin Adelino Cardoso, 222 – Recanto Feliz), continuará oferecendo exames gratuitos de mamografia das 8h às 17h.
Desde o início dos atendimentos, em 30 de outubro, a carreta já realizou 378 exames. A ação faz parte das iniciativas da campanha ‘Outubro Rosa’, que tem como tema ‘Suzano pela Saúde da Mulher’.
Mulheres com idades entre 40 e 74 anos podem comparecer livremente, bastando apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes fora dessa faixa etária também serão atendidas, desde que apresentem pedido médico.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para o exame é necessário seguir algumas orientações, como evitar o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco, que podem interferir nas imagens. Além disso, recomenda-se realizar o procedimento entre o 5º e o 10º dia após o início da última menstruação.
Caso a paciente tenha feito recentemente um exame de contraste venoso, é necessário aguardar pelo menos 48 horas. Gestantes e lactantes, por sua vez, devem procurar orientação médica antes da realização da mamografia.
“A procura foi muito expressiva desde o primeiro dia. A ampliação do prazo é uma forma de atender todas as mulheres que ainda não conseguiram realizar o exame e reforçar nossa política de cuidado integral com a saúde feminina”, disse o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias





