Categorias
CULTURA

Sesc Mogi promoverá vivências e oficinas de Congada no feriado de Carnaval



A cidade de Mogi das Cruzes reúne um dos maiores coletivos de reinados do congo do Estado de São Paulo. Por isso, nos dias 26 e 27/02 e 1º de março (feriado de Carnaval), o Sesc Mogi das Cruzes promove uma série de atividades que compartilham os saberes da Congada.



Com a tradição dos Congados, Marujadas e Moçambique, a cultura dos variados povos africanos trazidos ao Brasil é mantida viva na cidade através da religiosidade, da música e da dança, tendo em vista a diversidade cultural e riqueza desses grupos.



Compartilhando Saberes – Congadas de Mogi das Cruzes” estará composta de quatro ações formativas, sendo duas oficinas e duas vivências relacionadas a elaboração de adereço, construção de instrumentos, percussão e danças; a fim de que o público possa ter contato com diferentes facetas ligadas à essa expressão da cultura tradicional, além de conhecer um pouco mais sobre seus simbolismo e significados, ampliando o seu olhar para a compreensão da diversidade cultural brasileira.



Para ministrar as oficinas e vivências foram convidados quatro grupos da cidade: Congada Santa Efigênia, Congada do Divino Espírito Santo, Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida e Congada de São Benedito do Santo Ângelo. Cada grupo escolheu seus representantes para a ação, e no total a atividade contará com 15 pessoas ministrando os encontros. A ação objetiva apoiar o fortalecimento e reconhecimento dos grupos envolvidos, importantes para a história local, dando visibilidade para os seus saberes e fazeres a partir do protagonismo na condução de ações formativas voltadas ao público em geral.



Todas as atividades são presenciais e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no local, com 20 minutos de antecedência. Confira abaixo:

“Compartilhando saberes – Congadas de Mogi das Cruzes”

  1. Oficina de customização de adereço de Congada
    Dia 26/02/2022 (sábado) das 14h às 16h
    Nesta oficina, os participantes aprenderão a customizar chapéus de marinheiro dentro da tradição das Congadas, utilizando fitas de cetim e lantejoulas, e também conhecerão um pouco da importância e dos múltiplos significados das vestimentas para esses grupos de cultura tradicional.
  2. Oficina de customização de instrumentos de Congada
    Dia 27/02/2022 (domingo) das 10h às 12h
    Aqui, inscritos aprenderão a customizar e trocar a pele de repeniques e bombos, instrumentos utilizados tradicionalmente pelos grupos de Congadas, além disso aprenderão sobre a centralidade do tambor dentro dessa manifestação cultural.
  3. Vivência em Danças Tradicionais de Congada
    Dia 27/02/2022 (domingo) das 14h às 16h
    Nesta vivência, os participantes aprenderão alguns passos e bases de dança das Congadas, compreendendo os passos não apenas como uma coreografia, mas como parte fundamental dessa forma de expressão cultural. A atividade será conduzida por dançantes de grupos diversos da cidade e de várias gerações diferentes.
  4. Vivência de Percussão e Toques Tradicionais de Congada
    Dia 01/03/2022 (terça-feira) das 14h às 16h​
    Nesta vivência final, os participantes aprenderão alguns toques e ritmos de percussão das Congadas, a partir da condução de mestres de grupos diversos da cidade e contando com a presença de diferentes gerações de tocadores. Além disso, aprenderão sobre a importância da música e seus aspectos de identidade dentro das manifestações do Congo.

Protocolos Sanitários

Para todas as atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19: para as crianças acima de 05 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única). O uso de máscara durante a permanência no local segue obrigatório para todos, sendo dispensado apenas na área da piscina e também na hora de se alimentar. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes.

Serviço

  • Sesc Mogi das Cruzes
  • Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP
  • Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 13h às 22h / Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
  • Horário de Funcionamento no Carnaval/2022:
  • Dias 26 e 27/02, sab e dom, abre das 09h às 18h
  • Dia 28/02, segunda, fecha
  • Dia 1º de março, terça, abre das 09 às 18h
  • Dia 2 de março, quarta de cinzas, abre das 14h às 22h

Clique aqui e confira mais notícias de cultura

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: