Os Cartórios de Notas de Mogi das Cruzes já registraram mais de 2,5 mil transações digitais em 2023, com crescimento de 227% se comparado ao ano passado. Já nos últimos três anos, o aumento foi de 7.427%.
Em 2020, quando o serviço foi implantado, a plataforma fechou 26 atos praticados em Mogi das Cruzes, já no segundo ano de funcionamento, o número cresceu 2.204%, totalizando 599 atos digitais.
O serviço online abrange todos os tipos de escrituras públicas – compra e venda, doação, inventário, partilha, divórcio, entre outros -, procurações, certidões digitais, autorizações eletrônicas de viagem, reconhecimentos de firma e traslados.
“É uma nova realidade de muito sucesso no país, não há mais como imaginar o Cartório de Notas sem os serviços eletrônicos. A facilidade que se adquiriu é incalculável. Hoje o cidadão não precisa mais sair de casa para fazer seus atos notariais”, disse o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), Daniel Paes de Almeida.
Serviços online
Para realizar os serviços de forma online, o usuário precisará emitir um certificado digital notarizado – que pode ser feito gratuitamente e online pela plataforma, no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado para assinar seus documentos online, e que terá validade de três anos. A partir daí ele pode solicitar qualquer ato online, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas e assinando eletronicamente seus documentos.
Já para reconhecimento de firmas, o cidadão deverá acessar a plataforma, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assina-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final, em um serviço que levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e que é tabelado por lei estadual em cada um dos Estados do país.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: