Categorias
MOGI DAS CRUZES PREVISÃO DO TEMPO

Semana terá tempo seco e aumento de temperatura em Mogi das Cruzes; veja previsão



O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o Brasil continua impedindo o avanço de frentes frias sobre o país. A semana começa com tempo firme em Mogi das Cruzes e as temperaturas devem aumentar ao longo dos dias.



O Climatempo, site especializado em condições meteorológicas, aponta que a segunda-feira (12) será de sol com algumas nuvens em Mogi. Os termômetros vão marcar entre 10°C e 25°C e não chove.



Até quinta (15), o sol continuará predominando e não há probabilidade de chuva. As temperaturas aumentarão gradativamente, oscilando entre 12°C e 26°C na terça, entre 13°C e 27°C na quarta e 14°C e 28°C na quinta, bem acima da média para o inverno.



Ainda segundo o Climatempo, para sexta (16) é aguardada uma virada de tempo. A máxima não ultrapassará os 22°C em Mogi das Cruzes e o aumento de nuvens pode provocar pancadas de chuva a partir da tarde, com volume de 5mm.



Tempo seco

A baixa umidade do ar, característica nesta época do ano, pode trazer diversos incômodos. Tanto a pele como as mucosas internas do corpo sofrem com o tempo seco, propiciando surgimento de doenças, como as dermatites e problemas nas vias respiratórias.

Dra. Alba Clausen, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que o tempo seco, o frio e o banho quente diminuem a camada natural de proteção da pele, que perde a lubrificação natural, razão pela qual as coceiras e dermatites podem surgir ou se agravar. “A pele resseca, pois seu manto de gordura diminui e ele é o responsável por reter a umidade”, acrescenta.

De acordo com a médica, alguns tipos de dermatite – atópica, asteatose, psoríase e ictiose – podem se agravar com a baixa umidade. 

As vias respiratórias são recobertas por células que, juntas, formam as mucosas – muito sensíveis e passíveis de agressão quando o ar penetra mais frio, ou seco, ou com poluentes químicos ou biológicos em maior concentração. Se ressacadas, são formadas fissuras nas mucosas que permitem a entrada de bactérias e vírus, além de aumentar o contato com a poluição do ambiente.

É por isso que os olhos e o nariz podem ser os grandes alvos nesta época do ano de acordo com Dr. Ciro Kirchenchtejn, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Para aliviar o ressecamento dos olhos, a solução é pingar colírios de lácrima artificial. Para quem usa lentes de contato, além de lubrificá-las, é importante diminuir as horas de uso e dar preferências aos óculos para não sentir o incômodo”, orienta o médico.

Confira abaixo algumas dicas para evitar dermatites e problemas respiratórios com o tempo seco:

  • Hidrate a pele;
  • Beba bastante água;
  • Utilize hidratantes labiais.
  • Tome banhos rápidos;
  • Evite a utilização de buchas;
  • Mantenha a água em uma temperatura morna quase fria;
  • Utilize sabonetes neutros;
  • Seque a pele suavemente.
  • Aplique soro no nariz;
  • Evite ambientes onde há fumaça de cigarro;
  • Evite a prática de esportes em locais de muita poluição e em horários de baixa umidade (das 11h às 16h);
  • Use umidificador de ar e bacias de água em casa.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: