A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que, pela segunda vez em menos de dois meses, a Estação Elevatória de Esgotos Dolores de Aquino, em Jundiapeba, foi vandalizada e teve cabos de energia furtados, interrompendo o funcionamento do sistema de bombas e prejudicando o envio de grande parte do esgoto coletado pelo Semae de Mogi das Cruzes no distrito para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.
Segundo a administração municipal, o crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), mesmo a estação sendo equipada com alarme e concertinas (telas de arame cortante) e permanecendo sempre fechada, uma vez que apenas funcionários da autarquia têm acesso. O furto de cabos já havia acontecido no início de setembro.
As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto, numa linha de recalque, que é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até a unidade de tratamento.
Há cinco estações de bombeamento de esgoto no distrito de Jundiapeba. Todas elas funcionam de maneira interligada, conduzindo o esgoto para o coletor-tronco localizado na avenida Guilherme George, que conduz os efluentes para a estação de Suzano.
De acordo com a Prefeitura, o ato de vandalismo e a consequente paralisação da unidade podem provocar entupimentos na rede e vazamentos na rua, já que sem o bombeamento em uma das estações, ocorre uma sobrecarga no sistema.
O Semae de Mogi afirmou que fará novo registro da ocorrência no distrito policial, mas pede apoio da população para que denuncie à polícia qualquer atitude suspeita. A autarquia disse, ainda, que já iniciou os trabalhos para reativar o bombeamento.