A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano iniciou, nesta semana, os atendimentos na ‘Carreta da Odontologia’, equipamento instalado de forma inédita na cidade.
A estrutura está localizada na estrada dos Fernandes, 10.355, no bairro Sete Cruzes, e terá capacidade para atender até 24 pacientes por dia, incluindo os pré-agendados pela pasta e os de livre demanda, por meio de distribuição de senhas.
Tanto para os pacientes agendados quanto para os de demanda espontânea, o atendimento será feito das 7h30 às 16h, de segunda a sábado, com distribuição de senhas no primeiro horário. É necessário comparecer com documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço do município.
O equipamento, que é uma parceria entre a Secretaria e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), conta com duas cadeiras, um aparelho de radiografia digital e uma central de materiais de esterilização.
Os serviços oferecidos no local são os mesmos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem a especialidade Odontologia, como extração, restauração, raspagem, profilaxia, além dos de imagem das regiões da face que interferem na arcada dentária.
“A carreta veio para trazer mais dignidade na saúde bucal para a população suzanense. Ela ficará durante dez dias em cada ponto determinado. Vamos percorrer toda a cidade para que a gente possa atender não só quem for até a estrutura, mas também pacientes já encaminhados pelas unidades de saúde. Será de grande ajuda para os postos do município”, disse o secretário Diego Ferreira.
De acordo com a Prefeitura de Suzano, os locais que receberão a carreta posteriormente ainda não foram definidos, mas a iniciativa irá contemplar moradores tanto da região norte quanto da sul, especialmente em pontos mais distantes do centro.
“O atendimento odontológico ainda é inacessível para muitas pessoas e por isso boa parte das UBSs da cidade possui essa especialidade. Esse trabalho, combinado com o da ‘Carreta da Odontologia’, torna o acesso muito mais fácil para a família suzanense. Esperamos que as pessoas participem da iniciativa e, principalmente, que compareçam às consultas agendadas, pois a abstenção tira a oportunidade de outra pessoa ser atendida”, disse o prefeito Rodirgo Ashiuchi.