A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retoma nesta sexta-feira (1) os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade realizados na Unica (Unidade Clínica Ambulatorial) de Jundiapeba. São cirurgias de pequeno porte e sem necessidade de internação que estavam suspensas desde o início da pandemia da Covid-19.
De acordo com a secretaria, inicialmente o atendimento será direcionado exclusivamente para pacientes que já aguardavam na fila de espera ou estavam sendo chamados antes da pandemia. “São cerca de 1 mil pessoas em espera, com expectativa de realizarmos todos esses atendimentos até o final de dezembro”, informa a secretária municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Andréia Godoi.
Ente os procedimentos que serão feitos inicialmente estão escleroterapia (para tratamento de varizes), retirada de nevos ou pintas, unha encravada, retirada de verrugas e pequenos lipomas, além de vasectomias, postectomia (fimose) e cauterizações).
A Unica de Jundiapeba foi inaugurada em 2018 para realizar cirurgias de pequeno porte, sem necessidade de internação dos pacientes. A unidade conta com estruturas diversas como sala de cirurgia, leitos pós-anestésicos, posto de enfermagem, sala de antissepsia e demais espaços necessários para realização dos procedimentos com total segurança aos pacientes.