A Secretaria de Cultura de Suzano abriu três processos de seleção voltados ao incentivo e ao fortalecimento da produção cultural no município. As oportunidades contemplam projetos continuados de Pontos de Cultura, obras em artes plásticas e projetos culturais.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet até 3 de novembro, por meio de formulários específicos para cada edital.
Pontos de Cultura
O edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura é destinado a entidades culturais sem fins lucrativos que possuam certificado do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.
Os selecionados deverão desenvolver uma mostra cultural relacionada à própria linguagem, que poderá incluir oficinas, cursos, workshops, palestras, seminários e outras atividades previstas no edital.
Serão escolhidos cinco projetos, sendo dois destinados a pessoas negras, um para pessoa indígena e dois para ampla concorrência. Os projetos terão prazo de 12 meses para execução. As apresentações de cada proposta serão definidas posteriormente pela Secretaria de Cultura.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link: Projetos Continuados.
Artes plásticas
O edital de Seleção de Obras em Artes Plásticas prevê a escolha de dez obras, como quadros e esculturas. Cada concorrente poderá ter uma obra selecionada.
Do total, cinco vagas são destinadas à ampla concorrência, três a proponentes negros, uma a proponentes indígenas e uma a pessoas com deficiência (PCD).
Podem participar pessoas físicas e jurídicas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), desde que residam em Suzano há pelo menos um ano e apresentem comprovante de residência.
Após a seleção e o repasse dos recursos, os artistas terão até seis meses para entregar as obras. Os trabalhos selecionados serão expostos no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, na rua Benjamin Constant, 682, em data que ainda será definida.
As inscrições devem ser realizadas pelo formulário disponível neste link: Obras em Artes Plásticas.
Projetos culturais
O terceiro edital é voltado à Seleção de Projetos Culturais. Podem participar apenas microempreendedores que residam em Suzano.
Entre as categorias contempladas estão mostras e festivais, literatura, obras inéditas, circulação de obras artísticas, patrimônio cultural e oficinas de curta duração. Cada modalidade possui regras e especificações próprias, que devem ser consultadas no edital.
As propostas poderão ser executadas no município, após análise da Secretaria de Cultura.
O cadastro deve ser realizado por meio do formulário disponível neste link: Projetos Culturais.
Os três processos fazem parte das ações da Secretaria Municipal de Cultura por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Dúvidas sobre os editais podem ser esclarecidas presencialmente no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, sede da Secretaria Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível entrar em contato pelo e-mail suzanopnab@gmail.com.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias