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Saque extraordinário do FGTS: valores ‘esquecidos’ voltam para o Fundo de Garantia


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No último sábado (6), a Caixa Econômica Federal iniciou o processo de devolução de valores ‘esquecidos’ do saque extraordinário do FGTS para as contas de Fundo de Garantia dos trabalhadores.


Durante todo o calendário de pagamento, foram liberados cerca de R$ 30,1 bilhões para cerca de 43,7 milhões de trabalhadores com direito ao saque. O dinheiro havia sido creditado automaticamente nas contas digitais do aplicativo Caixa Tem.


Mesmo com os valores disponibilizados, muitos trabalhadores não movimentaram os recursos e aproximadamente R$ 9,2 bilhões de reais retornaram para as contas do Fundo de Garantia.


Os trabalhadores que movimentaram o Saque Extraordinário, em qualquer valor, não terão o saldo remanescente retornado às contas de FGTS, permanecendo o saldo disponível na conta do Caixa Tem. Da mesma forma, nos casos em que o trabalhador solicitou o Saque Extraordinário no App FGTS, os valores não retornarão ao FGTS, mesmo que ainda não tenham sido utilizados pelo Caixa Tem.

Não fiz o saque. E agora?


Os trabalhadores que não realizaram o saque extraordinário do FGTS, cujo valor podia chegar a R$ 1.000, ainda têm chances de acessar o dinheiro. Os valores que retornaram ao Fundo de Garantia poderão ser solicitados pelo aplicativo do FGTS até 15 de dezembro de 2022. Desta forma, o crédito do valor será transferido novamente para a conta do Caixa Tem e poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saques em espécie ou transferência, sem qualquer custo, para outras contas.

Após realizar a solicitação do valor, o trabalhador deverá aguardar até 15 dias para que o crédito seja realizado na conta digital do Caixa Tem.

Se o saque não for solicitado até o fim do ano, ficará disponível para somente para os trabalhadores que atendam às condições previstas por lei (como demissão sem justa causa, compra de casa própria, aposentadoria, doença grave e etc).

Para solicitar o crédito o trabalhador deverá acessar o aplicativo do FGTS, clicar no menu ‘Saque Extraordinário’, confirmar ou complementar os dados cadastrais no aplicativo e clicar na opção ‘Solicitar Saque’.

Além de realizar os processos através do aplicativo o trabalhador poderá também entrar em contato nos telefones da Caixa Econômica Federal 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para outras regiões, para esclarecer mais dúvidas.

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