Categorias
CULTURA

Samba e artesanato marcam início das ações do mês da Consciência Negra em Suzano


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Aconteceu, no último domingo (6), no Parque Max Feffer, em Suzano, a abertura da programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com mais uma edição do projeto ‘Samba e Suas Histórias’, com os grupos Bom Ambiente e Samba Nagô, além de uma feira de artesanato afro.


As atividades em homenagem à data prosseguem em uma programação que vai até o dia 27 de novembro.


No dia 10, a partir das 19h, o Anfiteatro Orlando Digenova, que fica nas dependências do Centro de Educação e Cultura, receberá o ‘Cine Resistência’, com a exibição do curta ‘Ori’, uma produção que retrata a relação entre Brasil e África seguida de uma roda de debates e análise. Já no dia 12, a partir das 18h, o Casarão das Artes recebe a ocupação cultural ‘A Rua na Cena’, com a exposição de vídeos e fotos temáticas.


Na quarta-feira (16), haverá três ações em locais diferentes, todos às 19h. No Centro de Educação e Cultura Francisco Moriconi terá uma palestra sobre os 15 anos da Lei 10.636/03, que institui a obrigatoriedade do estudo de conteúdos relacionados ao tema ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ nas escolas. Enquanto isso, a Escola Estadual Doutor Anis Fadul recebe o Sarau Agita Palmares, já no Casarão das Artes acontecerá o workshop musical ‘Atabaque Curimba: Ritmos e Percussão’, com orientação do professor Lucas Cavalcante. A ação também será realizada no dia 23 (quarta-feira).


No dia 17, serão mais três atividades: às 10h, o Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato recebe a ‘Oficina de Abayomi’ com Bruna Vitorino, onde os participantes podem conhecer e produzir sua versão da boneca Abayomi; já às 15h, o espaço cultural do Moriconi será palco da roda de samba ‘Nó na garganta se desfaz em roda’; e na parte da noite, às 20h, o local também receberá uma noite de capoeira com o mestre Amaro.

No dia 20, quando é celebrado a Consciência Negra, o Parque Max Feffer contará com um festival de atrações, das 10h às 16h. A celebração terá apresentação de uma roda de capoeira baraúna, aula aberta de dança urbana e uma diversas apresentações musicais com os grupos Gêmeos MCs, Wylmar Santos e OmiAye, Preto W.O., Big Jam e o rapper Dum Dum, do grupo Facção Central.

Seguindo com as atrações durante o mês, no dia 21 (segunda-feira), às 19 horas, o Moriconi será o local de lançamento do livro “Rap Cultura e Poesia” do escritor Felipe Oliveira Campos. Após isso, na quarta-feira (23), também no centro cultural, às 18h30, a Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Cultura da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano) promove uma palestra sobre as diversas formas de discriminação racial no Brasil.

No dia 26, das 13h às 17h, o Parque Municipal ainda receberá shows de reggae com os grupos Coletivo Reggae Z/L, Dinho Araguaia e Irmandade Africana, Dom Vinera e a apresentação ‘Vou pro Sereno’, que é uma parceria da Secretaria com a Unidade Móvel de Cultura do Sesi.

Finalizando a programação, no domingo (27), das 11h às 17h, o Pavilhão Zumbi dos Palmares receberá o show de encerramento com as bandas Forró das Minas, Donas da Rua e Dessa Ferreira, além de uma roda de capoeira com os grupos Ginga Palmares, Roda de Coco e Congada Divino Espírito Santo.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile