Quando se fala em empréstimo pessoal, o da Caixa Econômica Federal é um dos mais lembrados pelos consumidores, devido às taxas de juros mais baixas que as praticadas no mercado.
Para quem não sabe, a diferença do crédito pessoal para as demais modalidades é que, neste caso, não há necessidade de informar o motivo do empréstimo ao banco e, além disso, o cliente pode utilizá-lo como quiser: seja para fazer compras, acertar dívidas ou dar entrada em um carro, por exemplo.
Vale lembrar, entretanto, que o empréstimo deve sempre ser feito de forma planejada e com muita responsabilidade. No momento da simulação, é preciso verificar as taxas de juros e avaliar se, de fato, pedir o dinheiro emprestado será mesmo a melhor solução no momento.
No caso da Caixa, há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no ato da contratação, conforme legislação em vigor. Nas opções pré-fixadas, os juros são definidos conforme taxa em vigor na data da contratação e deduzidos do empréstimo no ato da contratação; já nas opções pós-fixadas, são cobrados juros + TR, mensalmente.
O empréstimo da Caixa Econômica pode ser pago de uma só vez ou em prestações mensais com taxa pré ou pós-fixada, sendo possível parcelar a dívida em até 60 vezes (cinco anos), prazo que pode variar conforme o relacionamento do cliente com o banco.
Confira a seguir as opções de empréstimo pessoal disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal:
- Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado: Juros pré-fixados; O prazo para pagamento de 1 a 48 meses;
- Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado: Juros pós-fixados; O prazo para pagamento é de 4 a 36 meses;.
- Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado: Para clientes que recebem salário em conta de depósito ou benefício na Caixa; Juros pré-fixados; O prazo para pagamento é de 1 a 48 meses.
- Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado: Para clientes que recebem salário ou benefício em conta de depósito na Caixa; Juros pós-fixados; O prazo para pagamento é de 4 a 36 meses.
Como pediu o empréstimo da Caixa Econômica
- Dirija-se a uma agência da Caixa, onde será realizada uma análise da documentação para aprovar e definir o seu limite.
- Aprovado o cadastro, o contrato é realizado em qualquer agência da Caixa.
- Após a liberação do empréstimo, o dinheiro cai direto na sua conta e você poderá utilizar a qualquer momento, como quiser