Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Teve início, na noite de sexta-feira (30), o horário eleitoral gratuito na TV e no Rádio, referente às Eleições Municipais 2024. Em Mogi das Cruzes, três dos cinco candidatos a prefeito participaram dos primeiros horários eleitorais na televisão: Caio Cunha (PODE), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT).
Com o menor tempo disponível entre os três (1m25s), Caio Cunha, que busca a reeleição, afirmou, no horário de sexta, que conseguiu “colocar a casa em ordem” ao longo de seu primeiro mandato e que, a partir de agora, “a mudança é continuar mudando”. Já no horário deste sábado, o atual prefeito reforçou a importância do engajamento de seus apoiadores nesta disputa eleitoral. “Mogi precisa de vocês de novo. Precisamos reocupar as ruas, as praças, a cidade. Resistir a quem quer fazer a gente voltar para trás. A gente quer seguir em frente e está pronto, mais do que nunca”, disse Caio.
A candidata Mara Bertaiolli, que utilizou o mesmo conteúdo na sexta e no sábado, possui o maior tempo disponível (6m07s). Em seu programa, ela buscou valorizar sua relação com Mogi, dizendo já ter morado em diversos bairros da cidade, e afirmou que os novos gestores devem ter humildade para reconhecer bons projetos e continuá-los. Por meio de relatos de cidadãos e manchetes de jornais, Mara tentou passar também a mensagem de que, nas gestões anteriores, a cidade era mais bem administrada e que é possível melhorar. “É o compromisso de sempre da Família Bertaiolli mas com um olhar diferente, um olhar feminino”, afirmou ela.
Com 2m20s disponíveis na TV, o candidato Rodrigo Valverde, por sua vez, aproveitou seu primeiro programa para se apresentar, contando sua história de vida em Mogi das Cruzes, assim como sua trajetória profissional. Já no segundo programa, Valverde lembrou do aniversário que a cidade completa neste domingo (1) e, através de relatos de cidadãos, buscou passar a mensagem de que Mogi merece mais, principalmente saúde, segurança, educação e oportunidades de trabalho. “Uma cidade que carrega tanta história merece todos os nossos presentes”, disse o petista.
De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral do primeiro turno das Eleições Mogi das Cruzes 2024 poderá ser realizada até 3 de outubro, em dois blocos diários de 10 minutos cada. No rádio, eles serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 e, na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
O tempo de cada candidato é definido de acordo com a coligação de partidos que ele integra. Para ter direito à aparição na propaganda eleitoral gratuita, os partidos precisam cumprir as cláusulas de barreira. Os critérios são os seguintes: a eleição de pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação; ou a obtenção de, no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.