O fotojornalista mogiano Claudio Gatti está lançando o projeto ‘Reflexões no isolamento: retratos de Claudio Gatti’, que traz 53 retratos com depoimentos de personalidades das mais diversas áreas, feitos durante a pandemia da Covid-19, que aconteceu entre 2020 e 2021, e está completando cinco anos.
Os retratos que compõem o livro são acompanhados de entrevistas realizadas pelos jornalistas Chantal Brissac, Sérgio Vieira, Silvia Balieiro e Silvio Nascimento, em que os líderes fotografados compartilham como estavam passando pelo período mais crítico da pandemia e os ensinamentos e reflexões trazidas por aquele momento de crise.
A lista inclui o então presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo e o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein Claudio Lottenberg, que estavam lidando diretamente com a Covid-19; líderes sociais como Edu Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões; Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta e Gilson Rodrigues, fundador do G10 Favelas. Integram a lista líderes empresariais como Elie Horn, fundador da Cyrela, Laércio Cosentino, presidente do conselho de administração da Totvs, Luís Rezende, então presidente da Volvo no Brasil, Marcelo Gomes, CEO da Alvarez & Marsal (que assina o prefácio do livro), e Sergio Zimerman, fundador da Petz, entre outros nomes.
Na introdução, João Kulcsár, curador do projeto, afirma que “Claudio planeja cada foto que executa. Ele pesquisa e estuda o retratado antes de encontrá-lo, sem esquecer do papo descontraído e do prazer do acaso que o fazem ir de encontro a novas ideias para a produção final. Os personagens aqui retratados abriram-lhe as portas, confiaram e embarcaram em sua jornada e se mostraram de uma maneira distinta, em poses inabituais, dentro de espaços cotidianos ou não, com todas as limitações do confinamento”, disse.
Gatti e os outros envolvidos na produção do livro consideram que o lançamento agora, com o marco dos cinco anos do início da pandemia, traz mais significado para as imagens e as reflexões contidas na obra, ainda com um ineditismo na temática. “Não conheço outro projeto semelhante que registrou e conversou com pessoas naquele momento”, disse o fotógrafo.