Categorias
BRASIL

Receita libera hoje novo lote residual do Imposto de Renda; veja quem recebe o dinheiro


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Nesta sexta-feira (17), a Receita Federal liberou a consulta de mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda. De acordo com o órgão, foram liberados R$ 250 milhões para 179.065 contribuintes.


Os contribuintes que fazem parte do lote residual são os que tiveram as declarações que caíram na malha fina e foram revisadas pelo Fisco, declarações com os débitos compensados sem dívidas com o governo, e declarações do Imposto de Renda retificadas com valor superior ao aprovado anteriormente ou realizadas fora do prazo legal.


Segundo informações do governo federal, do total de contribuintes inseridos nos valores a receber do atual lote residual do Imposto de Renda, 2.977 beneficiários são pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave, 10.146 têm o magistério como a principal fonte de renda, 17% deles têm entre 60 e 79 anos e apenas 2,3% possuem mais de 80 anos.


A Receita Federal informou que ainda tem revisões a serem feitas e por este motivo é possível que haja a abertura de um novo lote residual. Os contribuintes que não estiverem na lista atual deverão acompanhar o anúncio de um novo lote residual.


A restituição do Imposto de Renda acontece diretamente na conta bancária informada na declaração do contribuinte ou pelo PIX inserido no documento. Caso haja divergência ou impossibilidade de pagamento, o valor pode ser resgatado em uma agência do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento, em até um ano. Após este prazo, é necessário requerer novamente o resgate pelo Portal da Receita Federal. 

Como consultar

Para acessar a consulta ao lote residual o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal, clicar na guia “Meu Imposto de Renda” e ir até o botão “Consultar a Restituição”. A consulta do lote residual do Imposto de Renda também pode ser feita via aplicativo.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile