Categorias
BRASIL

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2024


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (21), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024, que será pago a 5,75 milhões de contribuintes que entregaram a declaração no prazo.


De acordo com o órgão, no total, serão repassados R$ 8,5 bilhões, sendo que todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Vale lembrar que devido às enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte – 3.812.767 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.


Em seguida, há 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em quarto lugar, estão 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos. O restante dos contribuintes é formado por 252.738 residentes no Rio Grande do Sul e 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Como consultar


A consulta do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 pode ser realizada no aplicativo ou no site da Receita Federal. O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, no botão “Consultar a Restituição”.

Pagamento

O pagamento do segundo lote de restituição do IR será feito em 28 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.

Compartilhe essa notícia: