Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A tradicional Quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes começa nesta quinta-feira (29), com início previsto para as 18h, prometendo resgatar o espírito de união e solidariedade que marca um dos eventos religiosos mais emblemáticos da cidade.
A parte social da celebração será sediada no Centro Municipal Integrado (C.M.I.) “Deputado Maurício Najar”, situado na Avenida Cívica, s/nº, no bairro Mogilar, funcionando das 18h30 às 23h, com uma programação variada de entretenimento e culinária.
Com o tema “Fé, humildade e meio ambiente” e o lema “Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”, a edição de 2025 da Festa do Divino reforça o compromisso com valores espirituais e ecológicos. A quermesse, que costuma atrair de 15 a 20 mil visitantes por noite, vai muito além do lazer: ela representa uma importante ação social voltada ao fortalecimento das entidades assistenciais do município.
Ao todo, 30 instituições beneficentes estarão presentes, oferecendo pratos típicos, sobremesas, bebidas e outros produtos, com toda a arrecadação destinada à continuidade dos projetos sociais que realizam ao longo do ano. As entidades atendem públicos diversos, como crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e comunidades atendidas por paróquias espalhadas por Mogi das Cruzes.
“Participar da quermesse é uma forma concreta de contribuir com causas sociais relevantes, enquanto se desfruta do clima acolhedor da festa e das delícias de uma culinária variada. Temos mais de 130 pratos típicos. Em cada barraca, além dos sabores e da alegria, está presente o trabalho incansável de voluntários e colaboradores que se dedicam para garantir o sucesso do evento”, destaca a Capitã de Mastro Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa, que organiza a festa ao lado do marido, Lisandro Leonardo da Silva Corrêa, também Capitão de Mastro. O festeiro deste ano é João Pedro Mota.
Entre as entidades participantes está o Instituto Sopa (Sociedade Organizada Pão que Alimenta) Dona Odette, do bairro Vila Industrial, que marca presença pela segunda vez consecutiva. Responsável pela Barraca do Sorvete e do Açaí, a organização celebra os resultados positivos da última edição e já projeta crescimento este ano.
“Para nós, a edição do ano passado foi muito boa, porque tivemos dias quentes, fora de época. O lucro da entidade foi bem positivo: arrecadamos R$ 10 mil. Usamos esse valor para compensar o caixa mensal. Os nossos gastos são maiores do que as doações que recebemos”, explica o coordenador Daniel Bueno Lima. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: arrecadar R$ 15 mil, com a comercialização de diversos sabores de sorvetes, cones e açaí. “O nosso objetivo, agora, é continuar com a obra da sede”, acrescenta.