Ter o nome negativado pelos órgãos de proteção ao crédito é uma situação que coloca os consumidores sem muitas alternativas financeiras para conseguir dar a volta por cima e reequilibrar o orçamento. Nome sujo é sinônimo de dificuldade para conseguir um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento junto a bancos e instituições financeiras.
Apesar de difícil, não é impossível para quem está com o CPF negativado obter algum recurso que sirva para auxiliar neste momento tão difícil. Hoje em dia, os bancos trabalham com opções voltadas especificamente a este público, como é o caso do empréstimo com garantia ou do cartão de crédito para adicionar limite.
Empréstimo para negativados
A Crefisa, por exemplo, vem oferecendo empréstimo para quem está com o nome sujo. A linha de crédito pode ser solicitada por:
- Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais;
- Beneficiários do INSS (Aposentados e Pensionistas);
- Beneficiários de Fundo de Previdência Privada e Celetistas de Empresas de Economia Mista
Os clientes podem a contratação direto pelo celular e tem 45 dias para pagar a primeira parcela. Veja como solicitar.
Neste caso, o empréstimo é liberado mesmo para quem está negativado pois o pagamento fica vinculado ao recebimento do salário ou benefícios do contratante, o que significa que o risco de inadimplência é praticamente nulo. É o mesmo que acontece no caso de empréstimo com garantia.
Com o objetivo de atender o público negativado, os bancos começaram a oferecer outras modalidades de empréstimo, que não leva tanto em consideração o histórico financeiro do cliente e nem o risco de inadimplência. Isto porque as instituições utilizam algum bem do contratante como garantia de pagamento – pode ser o imóvel, o carro ou até o celular.
Confira abaixo algumas opções de empréstimo com garantia:
Garantia de imóvel
Garantia de veículo
Garantia de celular
Cartão de crédito para negativados
Quem está com o nome negativado também tem chances de obter um cartão de crédito junto a instituições financeiras, no entanto, as condições são praticamente as mesmas do empréstimo: na categoria de consignados ou com alguma garantia.
O Banco BMG e o Banco PAN, por exemplo, disponibilizam cartão de crédito consignado. Ou seja, os débitos do serviço serão descontados direto do salário benefício/pensão ou de trabalho do usuário. Sendo assim, ele é destinado somente a servidores públicos, e aposentados e pensionistas do INSS.
Outra opção é o cartão de crédito para adicionar limite do Nubank. Através deste recurso, o cliente deposita deposita uma determinada quantia em sua conta e o valor escolhido se tornará o seu limite no cartão. Isso significa que o usuário tem total autonomia para decidir o seu limite, desde que ofereça o valor como garantia antecipadamente.