A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano resgatou, na última sexta-feira (19), quatro filhotes de cachorro. Os animais estavam abandonados às margens da rodovia Índio Tibiriçá, próximos à Chácara Ceres. De acordo com a Prefeitura, eles receberam os cuidados adequados e agora estão disponíveis para adoção consciente no projeto “Baby, me leva!”.
A administração municipal explicou que, por meio de denúncia realizada pelo vereador Marcel Pereira da Silva, a pasta acionou o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e uma equipe do setor de Bem-Estar Animal para averiguar o caso, tendo em vista o risco que os animais estariam expostos na beira da via, que tem fluxo intenso de veículos em alta velocidade. Ao chegar no local, os agentes verificaram a origem dos animais com comerciantes e moradores da região, onde foi constatado que eles realmente eram vítimas de abandono.
A cadela, mãe dos filhotes, está recebendo atendimento veterinário sob a guarda do vereador. Já os pequenos, dois machos e duas fêmeas, estão aos cuidados do setor de Bem-Estar Animal. Todos têm a castração garantida pela prefeitura quando atingirem a idade necessária. As fotos de todos os animais acolhidos pelo projeto de adoção consciente “Baby, me leva!” são divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Suzano, seja no Facebook ou no Instagram. Os interessados podem ligar para o telefone (11) 4749-3943 e agendar um dia e horário para conhecê-los no PlayPet.
Sobre o projeto
O “Baby, me leva!” é realizado pelo PlayPet com o apoio da pasta de Meio Ambiente. Desde fevereiro, a administração municipal tem parceria com Organizações Não Governamentais (Ongs) e protetores de animais da cidade para impulsionar as adoções conscientes no município, visando utilizar o alcance dos meios de comunicação da prefeitura para fortalecer a iniciativa.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o projeto já encontrou novas famílias para 14 animais em apenas dois meses de atuação e a expectativa é que muitos mais sejam beneficiados. Ele afirmou que a pasta segue atendendo denúncias e ampliando as ações em redes sociais para garantir que todos os que foram acolhidos, sejam pela prefeitura ou pelos protetores do município, encontrem o lar repleto carinho que eles tanto merecem.
Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono de animais, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.