MOGI DAS CRUZES

Psicologia da UMC presta auxílio gratuito a pessoas de luto por conta da Covid-19

Com o objetivo de promover o acolhimento e o apoio às famílias que vivenciam o luto por conta da pandemia do novo coronavírus, os alunos e professores de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) abrirão as portas da clínica no campus para auxiliar, entender e amparar gratuitamente essas pessoas que perderam alguém para a Covid-19.

Além de lidar com a dor da perda, algumas pessoas ainda se mantêm em isolamento social, o que dificulta na recuperação emocional. Outros são profissionais que lidam diretamente com o público. Pensando nisso, a  psicóloga e professora da UMC, Carolina Escobar de Almeida, criou um projeto junto aos graduandos em psicologia, com o intuito de oferecer o amparo necessário para amenizar e auxiliar no sofrimento que o luto causa pela Covid-19.

Os atendimentos serão separados por três grupos: pessoas com idade a partir de 18 anos que perderam algum amigo ou familiar, profissionais da saúde e professores. Cada grupo receberá seis atendimentos gratuitos na Clínica de Psicologia da UMC, situada à avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, no Centro Cívico, em Mogi das Cruzes.

O primeiro grupo que receberá o amparo psicológico da equipe UMC será o de profissionais da saúde, com encontros todas as segundas-feiras, das 16h10 às 18h10. “Neste momento de pandemia, os alunos da Psicologia da  universidade, oferecem um espaço de cuidado em saúde mental destinado a esses profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19”, explica Carolina.

O segundo grupo de pessoas terá o atendimento iniciado no dia 21 de outubro, com os encontros todas as quartas-feiras, das 17h20 às 19h20. Compreendendo que estamos passando por um momento atípico de pandemia, nós, da Psicologia UMC, abriremos um espaço a fim de acolher as pessoas que vivenciam a perda de um ente querido para a Covid-19”, diz a professora Carolina.

O grupo de professores terá o primeiro encontro no dia 22 de outubro, com atendimentos todas as quintas-feiras, das 17h20 às 19h20. “Vamos tentar entender como os educadores estão se sentindo com o retorno às aulas presenciais, quais são as expectativas, anseios e possíveis preocupações, por conta dessa situação de pandemia”, afirma a professora. “As alunas do curso de Psicologia convidam a participarem de um grupo de acolhimento e compartilhamento de vivências”, finaliza.

De acordo com a universidade, os interessados em participar dos encontros devem entrar em contato pelo telefone (11) 4798-7133.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Essa notícia foi atualizada em 1 de outubro de 2020 12:32

Compartilhar

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais