Categorias
MOGI DAS CRUZES

PS do Hospital Luzia deixará de atender casos leves a partir de fevereiro, diz Condemat



Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (14) foi definido que o Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, manterá o seu funcionamento normal até 1 de fevereiro de 2021, informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). A partir desta data, a unidade atenderá somente os casos de média e alta complexidade, cabendo às unidades municipais o atendimento dos casos leves.



A decisão de adiar a restrição no atendimento, até então prevista para esta semana, vem com o objetivo de dar mais tempo tanto para a reorganização das redes de saúde neste momento de pandemia e de troca de administrações municipais, quanto para informar os pacientes sobre quais serviços de saúde devem ser procurados em cada tipo de situação.



A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Condemat, do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e de secretarias municipais de Saúde de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.



“A principal notícia é que o Pronto-Socorro do Hospital Luzia não vai fechar. Ele continua funcionando normalmente e, a partir de fevereiro, o atendimento da população passa a ser melhor dividido com os municípios.  As cidades ficam com os casos mais leves, enquanto o Luzia passa a ter condições de potencializar o atendimento na média e alta complexidade para os pacientes da região”, disse o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que representou o Condemat na reunião.



Pela programação inicial, a partir de amanhã o Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, que é estadual, passaria a funcionar com portas fechadas, o que significa que a unidade só receberia pacientes dos serviços de urgência, como Samu e Bombeiros, e os casos mais graves encaminhados pelos municípios.

“Solicitamos o adiamento desse prazo porque estamos no meio de uma pandemia e com prefeitos novos assumindo as cidades a partir de 1 de janeiro. É o tempo para organizar melhor os esforços e para que esse realinhamento, com a baixa complexidade com os municípios e a média e alta complexidade com o Hospital Luzia, funcione de forma eficaz e a população do Alto Tietê seja realmente beneficiada e melhor atendida em todos os serviços”, afirmou o prefeito Ashiuchi.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP